Monday, April 19, 2010

Campeonatos estaduais em suas retas finais

Eu sei que eu tenho ficado um pouco distante do futebol desde que o Corínthians não chegou às semifinais do paulistão e se classificou para as oitavas da libertadores com uma rodada de antecedência mas não poderia deixar passar este final de semana onde os principais campeonatos do país conheceram seus finalistas ou em alguns casos, até seu campeão. Vamos ao que eu pude acompanhar/ouvir/ver/ler sobre os estaduais de forma geral. Aos demais estados, me perdoem, mas eu realmente não acompanhei o que houve.

No Campeonato Paulista, sem muita surpresa temos o Santos na finalíssima com vitória maíscula na semifinal ante o São Paulo contra um Santo André que veio de um sufoco contra o Grêmio Prudente, e com isso o time da baixada é mais favorito do que nunca, mesmo por que o futebol que eles vem apresentando é por si só um motivo mais do que forte para tal. Domingo que vem começam os dois jogos finais e o Santos, não bastasse tudo que falamos acima, ainda tem a vantagem de jogar por dois resultados iguais.

Já no Rio de Janeiro tivemos uma surpresa, ao menos eu tive, com a vitória do Botafogo também no segundo turno do carioca fazendo com que não exista a necessidade de uma final no campeonato do estado. O time de Joel Santana até então era desacredito e nem de longe favorito contra o império do amor rubro negro, alusão feita ao ataque formado por Adriano e Vagner Love no Flamengo. Mas quem brilhou mesmo foi o ataque latino do Fogão com Loco Abreu (uruguaio) e Herrera (argentino) que fizeram os gols que garantiram a vitória além é claro do golero alvi-negro que pegou até penalti batido por Adriano. No final, comemora o Fogão campeão carioca de 2010 e choram os rubro negros que agora na quarta feira tem parada indigesta e precisam vencer o Caracas para se classificarem a próxima fase da libertadores.

E o que falar de Minas Gerais, onde o Cruzeiro conseguiu a façanha de, mesmo ajudado de forma descarada pela arbitragem, perder para o Ipatinga por 3 x 1 e irá assistir na frente da tv a final entre o time do Vale do Aço e o arqui rival Atlético Mineiro, que levou com a barriga a semifinal diante do Democrata e agora tenta ser campeão mineiro em 2010. O time do Cruzeiro considerado por muitos um dos melhores do Brasil não conseguiu engrenar até agora e mesmo tendo se classificado na libertadores, não gera confiança em seus torcedores. É esperar para ver se o falastrão Vanderlei Luxemburgo irá cumprir sua promessa de ao menos um título durante o tempo de seu contrato junto ao Atlético Mineiro.

No Rio Grande do Sul, mesmo com o susto inicial de estar perdendo por 2 x 0 para o Pelotas, o time do Internacional de Porto Alegre conseguiu a virada e a classificação para a finalíssima do Gaúchão para enfrentar o Grêmio, que havia vencido o primeiro turno. Até aqui, nenhuma novidade. Agora resta apenas saber de que cor o estado irá se tingir após os dois jogos finais.

E por fim, no Paraná o Coxa foi o campeão do estado mesmo após a vexatória queda para a série B do campeonato Brasileiro, com a destruição do estádio Couto Pereira na terrível guerra campal protagonizada por sua torcida. A vitória diante do rival, Atlético Paranaense deve servir de um reinício ao time alvi verde para que novos caminhos vitoriosos se abram diante do time após mais esta conquista, a 34a se não me engano, no estado.

Aos demais campeonatos/campeões/finalistas o meu parabéns! E que venham as oitavas da Libertadores!!

No comments:

Post a Comment