Tuesday, November 23, 2010

Vinho Santa Colina Estilo Chardonnay 2008

Este exemplar da uva branca mais emblemática foi sugestão da dna Cecília da joga DO Brasil. E esta mulher tem um quê para indicar bons vinhos como eu nunca vi igual. E acreditem que este vinho, em sua safra mais atual segundo a própria dna Cecília (ainda não chequei na net nem nada), participou da última avaliação de vinhos brasileiros no RS e ao que me parece foi premiado no evento. Vamos as impressões.

Conforme dito anteriormente este vinho feito pela viníciola Aliança é feito 100% de uvas chardonnay oriundas de terras próximas a campanha gaúcha. Possui um estiloso rótulo que remete a uma ilustração de Arlete Cousandier Santarosa chamada "Abajur" e que lembra um casal de amantes.

Na taça o vinho apresentou uma bonita cor palha brilhante com poucos reflexos esverdeados mostrando toda sua jovialidade. Lágrimas bem finas, abundantes e escorregadias completam o conjunto visual. Formou ainda leve efervescência nas primeiras duas taças.

Ao nariz o vinho trouxe um nítido aroma de abacaxi conjugado mais ao fundo com uma lembrança de pêras. O abacaxi me lembrou bastante frutas em calda ao passo que as peras me pareceram frescas. Poderia isto acontecer? Não sei ao certo mas foi minha sensação.

Já no palato mostrou um vinho bem leve, com excelente acidez e um conjunto harmonico com o nível alcóolico do mesmo (12,5%). Com um retrogosto de média duração trouxe novamente lembrança de abacaxi em caldas, muito saboroso. Caiu muito bem inclusive com o almoço de comida japonesa que tivemos em casa! Ajudava a limpar bem a boca quando comíamos peixes cru e outras iguarias.

Enfim um vinho honesto, sem grandes pretensões mas que foi uma gratíssima surpresa, ainda mais pelos módicos R$ 16,00 pagos pela garrafa. Mais uma vez o meu obrigado a Dna Cecília por mais uma excelente indicação.

No comments:

Post a Comment