Monday, December 13, 2010

Ceviche – Frutos do mar ao estilo Peruano


Conforme prometido vou soltar o primeiro post sobre algumas de minhas descobertas gastronômicas durante minha viagem a Miami.

Na minha primeira noite não estava muito a fim de sair em busca de algo para comer e como o hotel se encontrava ao lado de um pequeno centro comercial com algumas opções de restaurantes, em sua maioria latinos, resolvi apostar no desconhecido. Aliás, eu gosto muito de fazer isto enquanto estou viajando e gosto de experimentar comidas que até então não conhecia e tal. Eis que surgiu na minha frente um restaurante com inspiração peruana, o nome era algo como El Polo Inka. Movido por uma grande curiosidade, entrei no local e procurei um lugar para me sentar.

Logo me foi disponibilizado um menu para observar o que a casa tinha de especialidades e pratos para saciar minha fome. Passando os olhos pelo cardápio pude perceber que o carro chefe do lugar eram os frutos do mar. Aliás, frango e frutos do mar são os ingredientes principais da culinária peruana, conforme eu viria a descobrir mais tarde pesquisando sobre o assunto. Bom, minha escolha recaiu então sobre o prato mais famoso do Peru, o Ceviche. Vamos as impressões.

O ceviche é uma receita onde peixe cru, geralmente de carne branca, é colocado a marinar em sucos de frutas cítricas (normalmente limão siciliano) juntamente com cebola, pimenta e algumas ervas aromáticas tais como salsa, coentro, etc. No meu caso ainda exisitiam camarões, anéis de lula e pedaços de polvo junto ao pescado original da receita pois eu pedi um ceviche de frutos do mar. O prato é servido ainda com os acompanhamentos de batata doce e milho.

O cítrico do caldo que se forma acaba por cozinhar os pescados crus, deixando a carne firme e um pouco mais opaca mas com um gosto delicioso. A batata doce serve para quebrar um pouco a acidez do prato e em conjunto com o milho da formas finais ao conjunto, colocando um que salgadinho na mistura. Enfim, eu sou um grande apreciador de frutos do mar e fiquei realmente encantado com este prato! Valeu por conhecer. Agora procuro boas indicações de restaurantes que sirvam este prato aqui em Sampa para efeito de comparação. Sugestões?

No comments:

Post a Comment