Tuesday, March 13, 2012

El Descanso Estate Cabernet Sauvignon 2010

Ultimamente tenho provado vinhos de bom custo benefício e fácil de serem encontrados no mercado de São Paulo. Isso me deixa ate feliz pois como consumidor de vinhos, consumidor em geral eu diria, no mercado brasileiro, é muito difícil que se consiga pagar o preço justo que um produto está sendo cobrado. E acho que em parte por que também o consumidor também tem aprendido a comprar melhor. De qualquer forma, tenho encontrado boas soluções para o dia a dia sem gastar o que tenho e o que não tenho para ter o prazer de se tomar uma boa garrafa de vinho.

O vinho do post de hoje vem de uma das mais renomadas vinícolas do Chile, pertencente a família Chadwick (ou Grupo Chadwick, como preferirem). Entre outras propriedades o grupo é também proprietário da Vinícola Errazuriz tem um projeto em conjunto com a gigante americana Robert Mondavi. Em suma, um monstro do vinho chileno. A Viña El Descanso está localizada no Valle do Curicó, popularmente conhecido como o coração do vinho chileno e possui parreiras plantadas desde 1949. Sobre o vinho, o mesmo é feito com uvas cabernet sauvignon , colhidas manualmente e fermentadas parte em tanques de inox e parte em barricas de carvalho francês com o intuito de se afinar e arredondar o vinho e sua entrada em boca. Vamos as impressões.


Na taça o vinho apresentou uma bonita cor rubi violácea brilhante e com ligeira transparência sem traços de evolução presentes. Lágrimas ligeiramente coloridas, finas e rápidas ajudavam a forma o aspecto visual do vinho.

No nariz o vinho abriu com aroma de frutas vermelhas e escuras misturadas, como numa geléia mista digamos assim. Depois, notas herbáceas podiam ser notadas com algo que lembrava marshmallow ao fundo. Ao final da taça, leve tostado apareceu para dar o ar da graça.

Na boca o vinho possuía corpo médio, acidez viva e taninos macios, redondos mas presentes. Retrogosto trazia lembrança de fruta e notas lácteas. Final de média duração.

Mais um bom vinho para o dia a dia trazido pela abflug, e que vale o quanto custa. Eu recomendo.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment