Monday, October 8, 2012

120 Reserva Especial “Edición Bicentenario” Carmenére 2011

No sábado, depois de um dia agitado, a noite foi marcada pela tranquilidade, descanso e boa companhia além de, é claro, um vinhozinho para ajudar a relaxar. E eu poderia até dizer que foi uma noite "típica" de hermanos, com direito a empanadas e este vinho característico do Chile para acompanhar. 


Este vinho é produzido pela gigante chilena Santa Rita, na região do Vale do Rapel, próximo a capital Santiago com a casta símbolo do Chile nos últimos anos, a Carmenére. É uma edição especial, comemorativa aos bicentenário da independência do Chile e o número 120 remete ao número de combatentes que resistiram até o final da batalha deste acontecimento. Pelo que pude apurar, cerca de 20% do vinho passa por seis meses de envelhecimento em carvalho francês e americano de segundo e terceiro usos. Sem maiores delongas, vamos a ele.

Na taça uma bonita cor violácea de grande intensidade, quase sem transparência, com lágrimas finas, levemente coloridas tingindo também as paredes da taça.

No nariz aromas de frutas vermelhas, leve toque de goiaba e especiarias (pimenta em profusão). Todos aromas bem característicos.

Na boca um vinho de corpo médio, boa acidez, taninos finos e bem domados. Retrogosto traz muita fruta vermelha e pimenta num final de média duração.

Um bom vinho para o dia a dia, sem defeitos e gostoso para acompanhar as empanadas. Eu recomendo.

Até o próximo.

2 comments:

  1. Olá Vitor!
    Somos a Adega dos 3, uma nova importadora de "garagem"!
    Somos seguidores do seu blog, gostaríamos de ter o seu mail para nossa base de dados e contatos futuros.
    Obrigado!
    nuno@adegados3.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nuno,

      Obrigado por seguirem o blog.

      Enviei um email com meus contatos.

      Sds.

      Delete