Thursday, August 6, 2015

Poy Premium Brut: Espumante Croata surpreende na taça!

A vinícola Mladina tem zelado por uma reputação de ser um produtor de excelentes vinhos desde 1736 e a fundação da adega como se conhece hoje, pelo Conde Erdödy. A adega foi nomeada com o mesmo nome da região vitícola de Mladina, dentro da denominação Plešivica-Okić, na Croácia. A vinícola Mladina cultiva 70,56 ha de vinhas com 290.358 videiras. Além da qualidade e prêmios recebidos por seus vinhos brancos, é também o maior produtor de Portugizac, um popular vinho tinto, jovem e fresco, da Croácia.


Já sobre o Poy Premium Brut, podemos ainda acrescentar que é feito por um corte de Chardonnay , Pinot Blanc e Riesling Itálico e pelo método tradicional, isto é, com segunda fermentação na garrafa, permanecendo em contato com as borras por 12 meses. Vamos as impressões?

Na taça o vinho espumante apresentou uma coloração amarelo palha brilhante e límpida, com reflexos esverdeados. Boa formação de perlage, fino, delicado e contínuo.

No nariz o vinho espumante apresentou aromas de frutos tropicais e cítricos como abacaxi, pêssego, toques de panificação e mel.

Na boca o vinho espumante era cremoso e bem fresco.O retrogosto confirma o olfato e o final era de longa duração.

Um bom vinho espumante, surpreende por ser croata, país notoriamente não reconhecido pela produção de tais vinhos e que, imagino, deve ter uma produção ínfima voltada para o mercado local. De qualquer maneira, gostei muito do vinho e da oportunidade de degusta-lo. Recebi mais esse belo exemplar do Winelands Clube do Vinho, o clube que eu assino e recomendo.

Para acompanhamento, fizemos um nhoque caseiro com molho cremoso de cogumelos. A combinação foi bem bacana e fez a nossa alegria em mais um almoço em família.

Até o próximo!

2 comments:

  1. Que maravilha Victor. Deu água na boca, pelo espumante e nhoque também.Bela cor desse espumante. Abraços.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Rodrigo

      Valeu pelo comentário. Realmente foi bem gostoso para o que seria um almoço despretensioso.

      Abraço

      Delete