Wednesday, November 21, 2018

Chateau Burgozone Gold Cabernet Franc 2011

No território búlgaro onde as vinhas foram plantadas na propriedade da vinícola Chateau Burgozone, havia vestígios da antiga fortaleza romana de Burgozone. Os vinhos e o complexo vitivinícola foram nomeados depois. A fortaleza situa-se na antiga via romana Via Istrum, que conectou Constantinopla com Belgrado e defendeu as fronteiras do norte do Império Romano. As provas materiais encontradas aqui, como os restos de frascos e outras cerâmicas cerâmicas, ligadas à produção de vinhos e vinhos, datam desse período específico. Esta tradição antiga teve milhares de anos de história aqui e, juntamente com o comércio ativo ao longo do rio, tornou-se a base da riqueza e prosperidade da cidade de Oryahovo no passado. Em 2002 iniciou o projeto de revitalização do tradicional para a produção de vinho, que foi suspenso durante a proibição na década de 80 na União Soviética, imposta por Gorbachov. Para este efeito, um terrão único de 150 ha foi selecionado na margem sul do rio Danúbio, perto do porto de Oryahovo, sobre a ilha do Esperanto. Durante os séculos, deu a melhor uva da região. Além da própria vinha, o complexo inclui uma adega de boutique com o equipamento mais moderno. Os primeiros resultados são mais que encorajadores - Chateau Burgozone Chardonnay, produzido lá, fez história ganhando em 2010 o primeiro da Grande Medalha de Ouro da Bulgária no Concours Mondial de Bruxelles.


Falando agora especificamente do Chateau Burgozone Gold Cabernet Franc 2011, podemos acrescentar que o vinho é feito 100% com uvas Cabernet Franc provenientes de um terroir com condições únicas, localizado nas imediações de Oryahovo, na Bulgária e estagiou por 8 meses em barricas novas de carvalho francês e descansou em garrafas nas caves antes de ser liberado ao mercado. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou coloração rubi violácea e média intensidade toques granada nas bordas, boa limpidez e brilho. Lágrimas finas, rápidas e incolores se faziam presentes também.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos vermelhos, especiarias, estábulo, couro e folhas secas.

Na boca o vinho apresentou corpo médio para encorpado, taninos quase mastigáveis e acidez na medida. O retrogosto confirma o olfato e adiciona um toque mineral ao mesmo, sendo que o final era de longa duração.

Um belíssimo exemplar de vinho búlgaro, mais um, que provamos por aqui. Eu recomendo a prova. Este é mais um vinho do clube de vinhos da Winelands, o clube que eu assino e recomendo.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment