Wednesday, November 11, 2009

Vergonha nacional

O apagão que atingiu diversas cidades brasileiras na noite desta terça feira foi destaque na imprenssa mundial no dia de hoje. Os principais sites, canais de televisão e publicações jornalísticas comentaram e repercutiram o acontecido. Segundo informações oficiais, um problema atmosférico (ainda não detalhado) causou desligamento total da usina de Itaipú no Paraná.

Num momento onde o país parece estar exatasiado com as "conquistas" do direito de sediar eventos esportivos da magnitude de uma copa do mundo e dos jogos olímpicos, muito investimento básico fica pra trás diante das cifras astronômicas que irão construir alojamentos e arenas esportivas pelo país afora. O mais impressionante é que o governo da marolinha (nosso molusco que nada ouve e nada vê, quando lhe convem) que sempre bateu no peito dizendo que não haveriam apagões, que tiraria o povo da miséria entre tantas outras falácias se coloca acima de tudo fazendo vistas grossas às estruturas básicas que o país mantém de forma precária (leia-se saúde, educação, energia, etc.) e se diz plenamente convencido da capacidade do país em sediar tais eventos. Seria uma epidemia de cegueira coletiva, assim como no livro/filme "Ensaios sobre a Cegueira"?

Vamos aguardar a tal reunião agendada as pressas em Brasília para comentarmos os possíveis desdobramentos do episódio, mais um dentre os muitos que iremos realatar por aqui ...

No comments:

Post a Comment