Tuesday, December 1, 2009

Será que a FIFA vai finalmente evoluir?

Nos últimos tempos fomos bombardeados com problemas relacionados a erros de arbitragem, seja no nosso futebol, seja na Europa ou em jogos de seleções nacionais. Agora parece que a FIFA se deu conta da situação e como entidade máxima do futebol no mundo, pretende se mexer e fazer algo a respeito após o erro gritante que possivelmente excluiu a Irlanda da Copa da África: irá começar a discutir mudanças nas regras do futebol como a inclusão de mais dois auxiliares nas linhas de fundo do campo ou mesmo a utilização de arbitragem eletrônica (leia-se replays televisivos, sensores, etc.).

Eu particularmente não tenho a plena convicção de que em um esporte dinâmico como é o futebol, que tem dois tempos de 45 minutos sem intervalos ou paradas nestes (salvo faltas, atendimentos médicos e afins) terá uma fácil adaptação ao sistema de arbitragem eletrônica e mais, se os problemas relacionados a arbitragem serão sanados desta forma. A meu ver deveria-se pensar primeiro na inclusão de mais auxiliares em campo para que só depois pensassemos em uso de tecnologia.

Em primeiro lugar é preciso que se pense em o quanto os arbitros deste esporte estarão preparados e serão instruidos com estas novas regras, sejam estas de inclusão de mais auxiliares ou de dispositivos eletrônicos para monitorar lances ditos duvidosos. Depois é necessário que se tenha certeza da lisura da pessoas envolvidas com o jogo: arbitros, dirigentes, jogadores, enfim os personagens que fazem o espetáculo devem estar acima de qualquer suspeita. Há ainda de se tomar exemplos utilizados nos outros esportes, tais como volei, futebol americano, basquete, que a meu ver evoluiram muito e deixaram o espetáculo muito melhor ao longo do tempo com a utilização de diversos arbitros auxiliares no local onde o jogo é realizado.

Resta saber agora o que virá provavelmente para o mundial do Brasil, em 2014, uma vez que já foi anunciado que para 2010 nada muda. Espero sinceramente que mudanças ocorram e que a evolução do futebol venha a tempo de salvar a integridade do nosso esporte bretão, pois ultimamente esta tem sido manchada por escandalos e erros grosseiros de arbitragem, principalmente em nosso país.

No comments:

Post a Comment