Monday, February 21, 2011

Chateau Piron 2004

Depois de um período afastado do blog mais um bom vinho degustado no final de semana. Desta vez um francês da região de Bordeaux, mais especificamente da AOC Montagne Saint-Emilion. Este um corte de 80% Merlot com 20% Cabernet. Mais um achado trazido até nós pela Cave Jado, excelente importadora de rótulos de pequenos produtores, garimpados nas diversas viagens das sócias a França.  Pelo que pude apudar sobre o vinho e produtor na internet, o vinho provém de vinhedos com idade média de 25 anos plantados em solo argiloso seguindo método de vinificação clássico com maceração de 4 semanas. O vinho passa por afinamento de 12 meses em barricas de 1º, 2º e 3º usos. Vamos as impressões.

Na taça apresentou cor bubi com bordas atijoladas já demonstrando certa evolução. Lágrimas ligeiramente mais grossas do que estou acostumado a ver,lentas e sem apresentar coloração. Tenho lido e estudado que o aspecto visual, apesar de nos passar algumas informações, não é assim tão importante e depende também de uma série de fatores, como a limpeza das taças por exemplo.  Mesmo assim coloco minhas impressões, para reforçar alguns conceitos e aprender, sempre!

No nariz o vinho começou um pouco fechado, apresentando notas de frutas vermelhas bem maduras, em compota/geléia eu diria. Com o tempo se abriu também um toque herbáceo lembrando mato, árvore, não sei ao certo. Completou o bouquet um toque animal que me lembrou muito couro sobre leve fundo tostado.
No palato apresentou corpo leve, média persistência, trazendo de novo notas de frutas bem maduras e um pouco de tostado. Taninos presentes, bem marcantes mas de muita qualidade, bem integrados com a acidez na medida e álcool imperceptível (12,5%).

Vinho elegante, bem diferente dos provindos do novo mundo, mais discreto e que vai se revelando aos poucos. Meu erro foi não te-lo decantado com a devida antecedência para aproveitar melhor seus aromas. Mas mesmo assim uma boa pedida pra se iniciar nos vinhos do velho mundo.

Saúde!

2 comments:

  1. achei legal o nome do seu blog, e pela mistura de assuntos tá bem parecido com o meu (com assuntos diferentes, claro). Não entendo nada de vinho, apesar de gostar de tinto suave, não ligo muito pra esportes, mas tbm sou muito crítica. Meu blog é sobre tv, cinema, passeio, viagem, e animais, principamente gatos que são minha paixão. Faça uma visita, o blog é o http://namanhadogato.blogspot.com/

    ReplyDelete
  2. Silvia, obrigado pela visita e pelas palavras. Visitarei teu blog e deixarei um humilde comentário.

    Mais uma vez obrigado e continue a audiência.

    Sds

    ReplyDelete