Sunday, July 3, 2011

Yealands Way Sauvignon Blanc 2009

Mais um belo exemplar de custo benefício vindo da distante Nova Zelândia, país que tem me chamado cada dia mais a atenção por seus vinhos corretos, muito bem feitos e de muito bom custo (ainda) no nosso mercado. Por ter uma história recente no mundo vitivinícola, a Nova Zelândia se utiliza ou é berço das mais recentes e modernas técnicas de produção. A vinícola Yealands State particularmente tem uma história muito interessante pois é totalmente voltada para a sustentabilidade e pela utilização dos créditos de carbono em sua produção. Trocando em miúdos, muito do que se utiliza de recursos na companhia vem de meios de reciclagem, seja da água da chuva, luz solar, garrafas de vidro, e assim por diante. Num mundo onde os recursos naturais são cada vez mais escassos, estas iniciativas por si só já são extremamente louváveis.Mas sem maiores delongas, vamos ao vinho.



O vinho é feito com uvas Sauvignon Blanc da região de Marlborough, na Ilha Sul da Nova Zelândia, região conhecida como a melhor no país para esta uva. Na taça apresentou uma cor amarelho palha bem fraca com leves reflexos esverdeados. Lágrimas finas, sem cor e bem rápidas em taça fechavam o conjunto visual.

No nariz o vinho apresentou aromas de pêssego maduro extremamente vibrante, algo cítrico que lembrava lima da pérsia, leve herbáceo que iniciou como aspargo mas depois pareceu evoluir para algo como mato molhado, grama e finalmente leve tom mineral ao fundo, lembrando pedras de mar.

Na boca o vinho era bem gordinho, corpo médio parra cheio, excelente acidez, daquelas bem cortantes mesmo e confirmou o cítrico e a fruta do nariz. Final longo e bem mineral, quase salino, que lembrava quando eu era pequeno e ia a praia brincar com aquelas pranchas de isopor na água e tomava aqueles caldos engolindo muita água do mar.

Mais um excelente custo benefício, este você pode encontrar nos supermercados da rede Pão de Açúcar. Compre e tenha sempre em casa, acompanhou divinamente um belo risoto de camarão com molho de tomate italiano e filés de saint peter com molho de camarão e queijo. Fica a dica!!

Até o próximo.

3 comments:

  1. Eu não disse o preço pois aprendi com um colega blogueiro que o preço varia muito de praça para praça, mas se você faz questão na praça de São Paulo o vinho custa em torno de R$ 39,00.

    De qualquer forma obrigado pela visita e pelo comentário. Continue visitando, é importante pra mim.

    Abraços,

    Victor

    ReplyDelete
  2. Também gostei muito desse branco. O gewurztraminer também é bem especial.
    Abraço, Rômulo Lôbo

    ReplyDelete