Tuesday, January 15, 2013

Vinho alentejano e sopa: combinação inusitada porém saborosa!

Ainda curtindo o frio que o final de semana nos proporcionou em sampa, minha noiva e eu fizemos uma refeição um pouco mais light no domingo, e fomos de sopa no jantar. E para acompanhar, procuramos um vinho simples, para o dia a dia, mas que pudesse nos gerar algum prazer. E o escolhido da vez foi o Club Des Sommeliers Regional Alentejano 2010. Conforme já comentei sobre esta linha de vinhos em outro post (relembrem aqui), o vinho em questão é feito em Portugal mas rotulado sobre etiqueta exclusiva do Grupo Pão de Açúcar. Este é elaborado pela Cavipor , na região do Alentejo com uvas típicas. Não vou me estender mais sobre este assunto.


Na taça o vinho apresentou coloração violácea de média intensidade e certa transparência. Lágrimas finas, rápidas e de pouca cor complementavam o aspecto visual.

No nariz, aroma de compota de frutas e leve toque de especiarias.

Na boca o vinho tinha corpo de leve para médio, taninos finos e acidez um pouco baixa mas sem comprometer. Retrogosto confirma o nariz num final de curta duração.

Um vinho para o dia a dia, acompanha bem comidas fáceis ou uma pizza de final de semana. Pelo preço pago (cerca de 17 dinheiros) vale  o investimento. Estou começando a olhar com outros olhos para esta linha de vinhos do Pão de Açúcar. Acho que vou provar mais exemplares. Eu recomendo.

A sopa por sua vez continha feijão cozido com bacon, cebola e folhas de louro, batida no liquidificador (feijão e bacon), pedaços de queijo estepe e azeite. A combinação ficou interessante e acalentou uma noite que acabou no sofá com cobertor e episódios de House no DVD. 

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment