Friday, September 5, 2014

Les Amis Bourgogne Pinot Noir 2011: Um belo vinho francês!

Depois de participarmos de mais um Winebar na última terça feira, é hora de falarmos sobre as impressões que tivemos sobre os vinhos não é mesmo? E para começarmos a degustar com chave de ouro (uma vez que não seria possível provar os 3 vinhos até o dia do Winebar), resolvemos iniciar nossa viagem pela França na Borgonha, e degustamos o Les Amis Bourgogne Pinot Noir 2011.
 
Este projeto denominado "Les Amis" advém da união de alguns vinicultores franceses, amigos, que possuem propriedades e empreendimentos vinícolas em diversas regiões da França e que juntos, no melhor estilo cooperativa, lançam vinhos sob os rótulos "Les Amis". E desde então, além da produção em mercado nacional, começaram a exportar seus vinhos para outros lugares do mundo e voilá, a Importadora Expand nos presentou com seus rótulos em território nacional.
 
 
Já sobre o Les Amis Bourgogne Pinot Noir 2011, podemos dizer que é 100% feito com uvas Pinot Noir  provenientes das regiões de Côte de Beaune, Côte de Nuits e Côte Chalonnaise. A colheita é feita manualmente, sendo cuidadosamente selecionadas e desengaçadas antes do processo de vinificação. A fermentação do vinho é em tanques de aço inox em temperaturas controladas. Vamos as impressões?
 
Na taça o vinho apresentou uma bonita cor rubi de média intensidade, bom brilho e boa transparência. Lágrimas finas, rápidas e sem cor complementavam o aspecto visual.
 
No nariz o vinho apresentou aromas de frutos vermelhos, terra molhada, toques animais  lembrança de especiarias.
 
Na boca o vinho tem corpo de leve para médio, uma boa acidez e taninos finos. Retrogosto confirma o olfato e o final é de média duração.
 
Um bom exemplar de vinho da Borgonha, com boa tipicidade e elegância. Poderia ter um final um pouco mais longo em boca. Acompanhou bem um risoto de bacalhau. Eu recomendo.
 
Até o próximo!

No comments:

Post a Comment