Saturday, September 20, 2014

Espumante Les Amis Brut Rosé: Todo charme de Provence na taça!

Continuando a falar sobre os vinhos do último Winebar com a Importadora Expand e os vinhos franceses da Les Amis, é hora agora de falarmos de uma região e de um vinho famoso mundo a fora mas que não havia sido degustado por aqui nem tão pouco escrito, ou se foi aconteceu por uma ou duas vezes no máximo. Estou falando do Espumante Les Amis Rosé, da região da Provence, na França. A Provence é famosa por seus delicados e frescos vinhos rosés que são sinônimo de verão e de ambientes alegres e descontraídos. Vamos ver se este espumante também é assim?


Este projeto denominado "Les Amis" advém da união de alguns vinicultores franceses, amigos, que possuem propriedades e empreendimentos vinícolas em diversas regiões da França e que juntos, no melhor estilo cooperativa, lançam vinhos sob os rótulos "Les Amis". E desde então, além da produção em mercado nacional, começaram a exportar seus vinhos para outros lugares do mundo e voilá, a Importadora Expand nos presentou com seus rótulos em território nacional. No caso específico deste espumante, a vinícola fica localizada em Provence e é uma empresa familiar criada em 1952, especializada em produzir vinhos, principalmente espumantes de qualidade premium. A região recebe chuvas intensas no outono e na primavera e os verões são secos e quentes. Apesar das temperaturas serem altas, a diversidade do relevo proporciona variações importantes mesmo em pequenas distâncias. Já sobre o Espumante Les Amis Rosé, podemos acrescentar que é feito com 100% de uvas Grenache e não consegui identificar ou mesmo obter informações sobre o método de produção (charmat ou convencional). Vamos as impressões?

Na taça o espumante apresentou uma bonita coloração rosé bem clarinha, lembrando casca de cebola com perlage fina, borbulhas pequenas e bem persistentes.

No nariz o espumante mostrou aromas de frutos vermelhos e toques de panificação. Leve lembrança floral.

Na boca o espumante se mostrou fresco, corpo leve para médio e com um retrogosto que confirmava o olfato. Equilíbrio é a palavra que melhor o descreve. O final é de média duração.

Um bom exemplar da Provence, deve agradar em cheio principalmente em dias mais quentes para se jogar conversa fora, sem acompanhar nenhuma comida ou mesmo com pratos leves e entradinhas. Eu recomendo. 

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment