Monday, June 22, 2015

Winebar com Maria Eugenia Chadwick e os vinhos Arboleda!

No último dia 10 de junho, tivemos mais um Winebar em parceria com a importadora Expand e com os vinhos Arboleda, do Chile. O bate papo foi conduzido pela Maria Eugenia Chadwick, embaixadora internacional da Viña Arboleda. A oportunidade foi muito boa para conhecer mais sobre a vinícola, seus vinhos e a história da família Chadwick.

A Viña Arboleda, fundada em 1999, é o projeto pessoal de Eduardo Chadwick na região do Aconcagua, cujo nome é uma homenagem às árvores nativas preservadas em suas vinhas. Além de Chardonnay e Sauvignon Blanc, também há Pinot Noir, Carmenere, Syrah e Cabernet Sauvignon sendo produzidos. O local especialmente selecionado para os vinhos Arboleda é o Aconcagua Costa, sendo o vinhedo nomeado Chilhué, que significa" lugar de gaivotas" na língua nativa local. O objetivo deste projeto, a Viña Arboleda, é encontrar o melhor terroir próximo ao mar para fazer vinhos que se destacam do resto, com características bem definidas de clima frio. Pouco depois, se embrenhando e se distanciando da costa, encontra-se o vinhedo Las Vertientes, nomeado em "homenagem"as nascentes naturais encontrados na propriedade. Aqui os vinhos tintos tem mais destque. Por fim, neste ano, a filha de Eduardo, Maria Eugênia Chadwick foi anunciada como embaixadora internacional da marca. Tendo crescido em um ambiente de vinhos e acompanhado seu pai em várias viagens que deram oportunidade de conhecer e interagir com personalidades da indústria, ela mantém a tradição da família e a paixão pelo vinho, passando a integrar formalmente a Viña Arboleda como Brand Manager desde março de 2015. Vamos aos vinhos?


Primeiro falaremos do Arboleda Pinot Noir 2013, vinho este que é produzido com 100% de uvas Pinot Noir da propriedade em Aconcagua Costa e foi envelhecido durante 12 meses em barricas de carvalho francesas, das quais 25% são novas. O vinho apresentou uma bonita e brilhante coloração rubi de média intensidade, boa limpidez e transparência. No nariz o vinho mostrou aromas de frutas vermelhas frescas, folhas secas, terroso, flores e algo de tostado. Na boca o vinho apresentou corpo médio, boa acidez e taninos extremamente macios. Retrogosto confirma o olfato e o final era de longa duração. Um belo vinho, elegante, saboroso e extremamente agradável.


Depois passamos ao Arboleda Carmenére 2012, um vinho feito de 100% de uvas Carmenére de vinhedos provenientes do Vale do Aconcagua e após a formatação do blend final, passa por 12 meses de envelhecimento em barricas, 20% das quais são novas. Na taça um vinho de cor violácea intensa, profunda, brilhante e limpida. No nariz frutos vermelhos em evidencia, seguidos de muita pimenta, algo de chocolate e menta. Na boca é um vinho voluptuoso com boa acidez e taninos aveludados. Retrogosto confirma o olfato e o final era longo com uma certa picância. Outro vinhaço, este porém mais potente e que pede algo para acompanhar.

E assim fechamos mais um evento do Winebar, com mais vinhos interessantes e propostas diferentes. mais uma parceria bacana com a Expand que tem tudo pra dar muito certo. 

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment