Wednesday, May 4, 2016

Doña Paula Selección de Bodega Malbec 2011

Mais um achado diretamente da festa em celebração ao Dia Internacional da Malbec, ou simplesmente #malbecworldday, este Doña Paula Selección de Bodega Malbec 2011 pode se dizer que é uma bela expressão da casta em solo argentino, além de aliar muita elegância e frescor.


Fundada em 1997, a bodega Doña Paula (produtora do vinho), é considerada uma vinícola "Estate" por ter 100% das uvas utilizadas para produzir seus vinhos provenientes de vinhedos próprios. O cuidado minucioso para todos detalhes em suas vinhas garantem uma qualidade constante e um estilo próprio em seus vinhos, que mostram a expressão mais clara de cada terroir. A Doña Paula tem atualmente 703 hectares de vinhedos localizados nas melhores áreas de Mendoza, procurando em cada propriedade, o clima ideal e a combinação de solo para cada variedade.

Sobre o Doña Paula Selección de Bodega Malbec 2011, podemos acrescentar que é um vinho feito 100% com uvas Malbec, sendo o resultado de um blend de 3 terroirs distintos: Finca El Alto, cujos solos são principalmente argilosos; Finca Alluvia, que tem minerais e solos rochosos; e por fim Finca Los Indios, que tem solos calcários e arenosos. Estas vinhas velhas são plantadas em altitudes que variam entre 1.050 e 1.350 metros acima do nível do mar. O envelhecimento se dá por 16 meses em barricas de carvalho francês de primeiro e segundo usos. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou coloração violácea de grande intensidade com algum brilho e limpidez. Lágrimas ligeiramente mais gordinhas e lentas, além de coloridas, também se faziam presentes.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos escuros, flores, tabaco, couro e algo de especiarias. Depois de um tempo também apareceu um pouco de baunilha e tostado.

Na boca o vinho era encorpado, muito fresco e com taninos macios. O retrogosto confirma o olfato e adiciona um toque que me lembrou algo mineral, sem conseguir identificar ao certo o que era. O final era longo.

Mais um belo vinho argentino postado por aqui, que se destaca pela elegância e pelo frescor ante o mar de vinhos hermanos desta uva que povoam o nosso mercado. Eu recomendo a prova.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment