Wednesday, May 17, 2017

La Mora Maremma Toscana Rosso 2014

A Vinícola Cecchi, produtora do vinho de hoje, faz parte do Grupo Família Cecchi. Tudo começou em 1893, quando Luigi Cecchi se tornou um provador de vinho profissional e compreendeu o potencial da produção de vinho italiano. A empresa foi então criada neste mesmo ano, graças à paixão e dedicação da família Cecchi. A combinação de empreendedorismo e talento levou a empresa a se tornar sinônimo de vinificação, tanto na Itália como no mundo. Com mais de um século de experiência e amor para o campo, a Família Cecchi ainda enfrenta cada dia com forte entusiasmo.


Já sobre o La Mora Maremma Toscana Rosso 2014, podemos afirmar que o vinho é um blend de Cabernet Sauvignon e Merlot plantadas na região de Maremma Toscana. Vale lembrar que esta região era considerada uma IGT até 2011, quando foi alçada a DOC adicionada às 39 denominações existentes na Toscana. Após maceração prolongada, seguida de fermentação em inox (alcoólica e malolática), o vinho passa por um período em madeira de segundo e terceiro usos para ganhar alguma complexidade, quando é finalmente engarrafado e liberado ao mercado. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou coloração rubi violácea de grande intensidade com bom brilho e limpidez. Lágrimas finas, rápidas e ligeiramente coloridas também se faziam notar.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos vermelhos, folhas de chá, especiarias, baunilha e algo de floral.

Na boca o vinho apresentou corpo médio, boa acidez e taninos redondos. O retrogosto confirma o olfato e o final era de longa duração.

Mais um bom vinho italiano provado por aqui, que apresentou um bom custo benefício e apresentou, ao menos pra mim, uma nova denominação Toscana. Eu recomendo a prova.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment