Wednesday, May 31, 2017

Logodaj Shiraz & Cabernet Sauvignon 2012

Há pouco mais de 10 anos, houve uma revelação: o futuro da vinificação na Bulgária teve que seguir um novo caminho enológico, em busca de qualidade absoluta e harmonia total. Para atingir esse objetivo, era necessário o local adequado, o tempo adequado e as melhores pessoas. A Logodaj Winery, criada em 1994, é fruto desta revolução e está situada no coração do pitoresco vale de Struma. É a parte mais solitária e a mais gostosa da Bulgária, tendo história antiga e rica e tradições duradouras na vinificação. Os raios de sol quentes e o terreno contribuem grandemente para isso e o artesanato dos vinicultores foi reconhecido por muitos anos. Por lá, todos tem orgulho em trabalhar sob a consultoria do famoso enólogo Riccardo Cotarella, que usa tecnologias inovadoras para criar vinhos nobres e harmoniosos. 


Já sobre o Logodaj Shiraz & Cabernet Sauvignon 2012, podemos ainda acrescentar que o vinho é um corte das castas Syrah e Cabernet Sauvignon de vinhedos próprios tendo estagiado em barricas novas de carvalho francês por 12 meses e descansado por mais 3 meses em garrafas antes de ser lançado no mercado. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou coloração rubi violácea de média para grande intensidade com bom brilho, limpidez e leve traços granada próximos as bordas. Lágrimas finas, rápidas e quase incolores também se faziam presentes.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos vermelhos maduros, bastante especiarias (pimentas em primeiro plano), baunilha e com toques de tostado ao fundo da taça.

Na boca o vinho apresentou corpo médio, boa acidez e taninos redondos. O retrogosto confirma o olfato e o final era de média duração.

A meu ver mais um excelente vinho búlgaro apresentado por aqui, um vinho no mínimo diferente, evoluído e que agrada paladares um pouco mais exigentes e acostumados com o mundo do vinho. Vale conhecer e provar. Este é mais um vinho que foi apresentado pelo Winelands Clube do Vinho, o clube que eu assino e recomendo.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment