Wednesday, October 31, 2018

Estaria o mundo pronto de verdade para a rolha reutilizável?

Um dos maiores debates em curso no mundo do vinho é o uso da cortiça versus o do screwcap. Mais do que apenas um debate entre os tradicionalistas e os amantes da conveniência, a embalagem do vinho também é um grande negócio e, acredite ou não, a “grande cortiça” (realmente existe) não está interessada em ceder sua participação de mercado a um pouco de alumínio. Assim, durante anos, uma das maiores marcas de cortiça do mundo tem procurado a sua rolha que poderia ser rosqueável e reutilizável, e agora, estas rolhas estão prestes a dar outro salto comercial.

All rights reserved to dailymail.co.uk

A “Helix”, desenvolvida pelo gigante de cortiça portuguesa Amorim, é uma espécie de “screwcork” - ou cortiça reutilizável. Na prática, essas rolhas são um pouco semelhantes às rolhas que você pode encontrar no topo de uma garrafa de uísque, pois elas podem ser retiradas e repostas repetidamente sem muito esforço. Mas o que torna a Helix única é que a rolha requer uma garrafa especial com um gargalo roscado. Os sulcos correspondentes na cortiça permitem que seja rosqueada de volta para a garrafa para uma vedação hermética após a abertura. “Uma reviravolta inesperada” é o slogan da Amorim.

Esta inovação da Helix não é nova. Na verdade, a Red Truck Wines da Sonoma se tornou a primeira vinícola dos EUA a começar a usar a cortiça retorcida em 2016. Mas caso você esteja se perguntando se você não bebeu vinho suficiente recentemente (não se preocupe; você provavelmente já bebeu) , as roscadas ainda não estão tomando o mundo pela tempestade. Isso pode explicar porque a Amorim parece estar declarando uma grande vitória que, pela primeira vez, uma cadeia de supermercados britânica estará usando uma garrafa Helix. A partir deste mês, a cooperativa de mercearia do Reino Unido vai vender o vinho português Vila Real Rabelo Red 2015 com uma rolha rosqueável por cerca de US$ 8 por garrafa.

"Esta é uma reviravolta moderna na cortiça tradicional", disse Sarah Benson, vendedora de vinhos da Co-op, de acordo com o The Drinks Business. "Este é um verdadeiro golpe para nós na Co-op e um exemplo de como continuamos a procurar formas de inovar a categoria para atender às necessidades de nossa base de clientes em constante mudança".

Se você nunca viu uma rolha destas antes, eles são bem legais. Mas, ao mesmo tempo, quem é essa “base de clientes” que realmente clama por um híbrido screwcap-rolha? Provavelmente, o maior argumento em apoio à cortiça é que é supostamente melhor para o envelhecimento do vinho - mas se você está planejando abrir um vinho que você está envelhecendo e não tem um saca-rolhas à mão, talvez você tenha escolhido a hora errada para abrir esse vinho? Como resultado, a Helix parece um tipo de situação “se você não pode vencer, junte-se a eles” - mesmo que isso seja uma novidade intrigante.



Matéria original em https://www.foodandwine.com

No comments:

Post a Comment