Wednesday, July 3, 2019

Budureasca Premium Fume 2017

As Budureasca Vines, produtora do vinho de hoje, produz seus vinhos em sua adega em Gura Vadului, na área vitivinícola de Dealu Mare, uma das mais famosas da Romênia. Estão localizados no mesmo paralelo das famosas regiões de Bordeaux e Borgonha da França, chamado de "Paralelo do Vinho". As condições ideais de clima e solo permitem obter, todos os anos, especialmente vinhos brancos secos ou semi-secos. Exposição sul, sol longo durante o ano e solos extremamente férteis feitos de chernozem e calcário trabalham juntos para dar sabores e propriedades especiais aos vinhos Budureasca. Entre as uvas tintas, a Feteasca Negra, a Shiraz e a Cabernet Sauvignon são as mais favorecidas por tais fatores ambientais da área, porque elas exigem uma quantidade de energia solar maior para amadurecer corretamente e para atingir a plena maturidade. No total, as uvas a partir do qual a Budureasca obtêm seus melhores vinhos nobres são: Cabernet Sauvignon, Feteasca Preto, Merlot, Pinot Noir, Shiraz, Busuioacă de Bohotin, Pinot Gris, Sauvignon Blanc, Feteasca Regala, Tămâioasă romenos, Chardonnay, Feteasca Alba , Riesling e Muscat Ottonel.



Falemos agora do Budureasca Premium Fume 2017, um vinho que me causou certa curiosidade quando li a sua composição, afinal é feito a partir das uvas Chardonnay, Sauvignon Blanc e Pinot Gris com um longo periodo de passagem por madeira. As uvas são colhidas em sua maturidade ideal da região de Dealu Mare. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou coloração amarelo dourada com reflexos verdeais com um ótimo brilho e limpidez.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos tropicais e frutos cítricos, fumaça e algo de baunilha e manteiga.

Na boca o vinho apresentou corpo médio para médio + com uma ótima acidez. O retrogosto confirma o olfato, adicionando alguns toques levemente herbáceos, e o final era de longa duração.

Mais um bom vinho romeno provado por aqui, este que é mais um vinho que me foi apresentado pelo Winelands Clube do Vinho, o clube que eu assino e recomendo. Me lembrou muito um bom Bordeaux branco, dadas as devidas proporções. Eu recomendo a prova, caso tenham oportunidade.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment