Friday, March 13, 2009

Remakes e Continuações?!

A frase usada pelo finado Comandante Rolim, ex-dono da atual maior companhia aérea do Brasil (no caso a TAM) que dizia “ Quem não tem inteligência para criar, tem que ter coragem para copiar” não poderia ser mais atual para a indústria cinematográfica hollywoodiana se olharmos para este mercado nos últimos anos.

A onda de refilmagens de antigos sucessos ou de filmes que fizeram sucesso em mercados não americanos (o mercado asiático, por exemplo) e a multiplicação das continuações de antigos sucessos nunca esteve tanto em moda como atualmente, onde já tivemos regravações como Vanila Sky, O Chamado, Sexta Feira 13 e continuações de obras consagradas (pela critica e/ou público) como Rambo, Rocky, o Exterminado do Futuro entre tantos outros. 

Entendo que nunca é demais se basear ou tomar da fonte de inspiração de grandes sucessos da telona, uma vez que já se conhecendo a história e personagens fica mais fácil de se vender o produto final, no caso o filme, mas teria então hollywood perdido suas mentes brilhantes e criações inovadoras? O que estaria então acontecendo nesta indústria para que esta situação acontecesse?

Me parece que  as películas atuais perderam muito a capacidade de marcar uma época ou pessoa e muito provavelmente porque muitas fórmulas já estão saturadas faz tempo e as que não estão ainda neste ponto ou que fizeram sucesso em algum momento, seja qual for o motivo para tal, a indústria hollywoodiana faz questão de reciclar. O resultado é o citado acima: um número grande de continuações e remakes, bons ou ruins, porém feitos apenas para divertir no momento e esquecer em seguida. Hollywood perdeu a capacidade de fazer verdadeiros clássicos seja por não conseguirem um roteiro original ou pela falta de competência para tocar de alguma maneira o público, ou as duas coisas.

Outro ponto que vale se destacar é que estes remakes/continuações dos dias atuais tem, na maioria dos casos, apenas objetivos e interesses economicos e que se esquece de que na época em que foram feitos poderiam por exemplo fazer parte de um contexto histórico ou ser uma forma de retratar a realidade de uma época.

E você, me ajudaria a elencar outras causas e situações para que Hollywood tenha se rendido a esta onda de refilmagens e continuações? Deixe seu comentário.

No comments:

Post a Comment