Thursday, March 19, 2009

St. Patricks Day

Nos dias de hoje com a tão alardeada globalização até mesmo feriados não oficiais no Brasil passam a ser comemorados, mesmo que sem recesso público, de maneira mais efusiva. O exemplo clássico é o dia de “Halloween”, ou dias das bruxas em português e mais recentemente o “ Saint Patrick’s Day”, ou dia de São Patrício, este último celebrado na última terça feira (17/03) ao redor do mundo e no Brasil.

O Dia de São Patrício é comemorado ao redor do mundo principalmente pelos descendentes de irlandeses, normalmente celebrando-se tudo que se diz respeito a cultura irlandesa e principalmente ligado a cor verde. Mas, de onde vem esta comemoração?

O dia de São Patrício (Saint Patrick's Day) é um feriado que celebra, como o próprio nome já diz, o santo que é um dos patronos da Irlanda e geralmente é comemorado no dia 17 de março. É considerado feriado nacional na Irlanda e também feriado público em lugares como Montserrat. Já em países como Canadá, Austrália e EUA, por exemplo, é fortemente difundido e celebrado com paradas e comemorações mesmo não sendo feriado oficial.

O feriado de St. Patrick's foi inserido no calendário liturgico universal pela igreja católica devido a influência de um aluno bolsista nascido franciscano chamado Luke Wadding no começo do século 17, embora a igreja local na Irlanda já o comemorasse a muito tempo atrás, se tornando inclusive um feriado sagrado para os católicos irlandes com suas devidas obrigações eclesiáticas.

Atualmente tanto os cristãos como os não-cristãos comemoram o feriado secular, cada qual com sua versão, vestindo-se de verde, comendo comida irlandesa e/ou comidas verdes e especialmente se fartando de bebidas irlandesas entre as quais se destacam a cerveja Guiness e o whisky irlandês e participando de desfiles e paradas.

No Brasil o feriado ainda é comemorado de forma tímida, mas em grandes centros como São Paulo (que tem uma grande diversidade de bares e restaurantes, inclusive da cultura irlandesa), é crescente o número de grupos de pessoas que se juntam em bares para comemorar o feriado, beberem muita cerveja guiness e enfim, celebrar. Este ano esppecialmente foram criados circuitos em conjunto com tais bares, para que os “devotos” do feriado pudessem curtir mais de um bar para comemorar a data.

E você, o que acha desta moda de comemorar feriados “internacionais” no Brasil? Como você comemorou o seu St. Patrick’s Day? Compartilhe conosco suas opiniões e experiências desta data nos comentários do blog.

No comments:

Post a Comment