Wednesday, July 15, 2009

Termina greve nas obras que visam a Copa de 2010 na África do Sul

Da EFE Em Johanesburgo (África do Sul)

Por: UOL Esporte - Últimas Notícias



Os operários sul-africanos chegaram nesta quarta-feira a um acordo sobre melhorias salariais com a entidade patronal do setor de construção civil do país, a Safcec, e suspenderão a greve que interrompeu por uma semana os trabalhos nos estádios que serão usados na Copa do Mundo de 2010.

O anúncio foi feito em Johanesburgo pelo Sindicato Nacional de Mineradores (NUM, em inglês) e pelo Sindicato de Trabalhadores da Construção e Aliados (BCAWU, em inglês) após uma rodada final de negociações com a Safcec iniciada ontem e concluída nesta manhã.

O acordo que põe fim à greve entrará em vigor às 12h locais (7h de Brasília) e prevê que os operários retornem ao trabalho na quinta-feira, diz um comunicado emitido pelos sindicatos.

O documento não indica a percentagem final do aumento salarial acordado entre as partes, embora fontes próximas às negociações tenham informado que o incremento será de 12%.

Os sindicatos NUM e BCAWU exigiam inicialmente 13%. A Safcec ofereceu 10,4% e depois 11,5% após o começo da greve.

A greve começou na quarta-feira da semana passada e não afetou apenas os trabalhos nos estádios da Copa do Mundo. Grandes obras de infraestrutura, principalmente as relacionadas a transportes, também foram interropidas.

A Copa de 2010 criou mais de 400 mil postos de trabalho na África do Sul, segundo números do comitê organizador local, o que reduziu consideravelmente a taxa de desemprego sul-africana, que atualmente supera passa dos 23%.

Dos dez estádios situados em nove cidades sul-africanas que serão utilizados na competição, cinco já começaram a receber eventos esportivos. Os demais deverão ser entregues em dezembro.

Nota do balaio: Espero que os entraves para a realização de uma grande copa do mundo sejam resolvidos na África, e mais do que isso, que estes tipos de lições sejam aprendidas pelas autoridades e governo brasileiro (acreditam em papai noel?!) para que não passemos por vexame nenhum quando formos nos preparar para a nossa copa. Aliás, não estaríamos atrasados em nossos cronogramas, uma vez que temos menos de 5 anos até lá? O que vocês acham? Mande seus comentários.

No comments:

Post a Comment