Wednesday, December 2, 2009

Imagem do Brasil lá fora

Ontem vimos milhares de notícias/postagens em blogs/notas e afins a cerca da polêmica declaração do ator Robin Willians no programa de entrevistas americano David Letterman Show sobre como o Rio de Janeiro conseguiu as Olimpíadas de 2016. Segundo palavras de Robin: “Chicago enviou a Oprah Winfrey e a Michelle Obama. O Brasil mandou 50 strippers e meio quilo de pó. Não foi uma competição justa.” Claro que a piada foi de um humor negro sem um pingo de graça mas revela a nós, se é que já não havíamos percebido, qual é a imagem do país lá fora.

Mas por que pó? Porque no Brasil está cheio, e os filmes brasileiros que chegam lá fora falam exatamente de tráfico, favelas e tal, além é claro das últimas imagens que passamos pra eles, quando traficantes do Rio de Janeiro derrubaram um helicóptero da polícia com artilharia pesada anti aérea. Mas e por que cinquenta strippers? Ora, porque nossas mulheres têm fama de bonitas, e porque de fato está cheio de stripper brasileira nos EUA. Além disso não é nada incomum quando alguma celebridade/autoridade ou similar vem de fora para cá e é recebida por mulheres seminuas dançando samba e criando a imagem de que aqui o negócio é mulher pelada e carnaval o ano todo. Enfim, nós passamos a imagem e depois nos indignamos.

Será que daqui pra frente aprenderemos com os erros cometidos, buscaremos uma melhora na imagem e investiremos o dinheiro certo no local certo? Eu ainda duvido muito. É esperar pelos próximos capítulos e verificar quem te ma razão. Eu particularmente não vejo tanta polêmica e choro com a declaração. Temos é que ter vergonha na cara e começar a buscar outros motivos para nos orgulharmos. E viva la republica das bananas...

2 comments:

  1. A imagem realmente é essa, mas esse ator que falou não tem moral pra isso , afinal como todos sabemos , ele é um grande consumidor de pó e portanto alimentador de tráficos.... Se não existissem consumidores como ele não existiria tráfico de drogas e todos os problemas consequentes...

    Milena

    ReplyDelete
  2. Como defensora das mulheres comprometidas também tenho que dividir a culpa com homens nojentos que alimentam a prostituição, traem as esposas com prostitutas baratas. Morte e infelicidade a todos!

    ReplyDelete