Sunday, June 26, 2011

Chateau Du Donjon Grande Tradition 2008

Eu não me canso de dizer a Cave Jado realmente democratizou o acesso ao vinho francês em São Paulo. E isso se deve a diversos fatores mas principalmente aos grandes vinhos que eles trazem de pequenos e médios produtores, os preços acessíveis que eles praticam (geralmente até R$100,00) e é claro a simpatia dos sócios da empresa, sempre promovendo degustações aos sábados, conversando com você e mostrando muito empenho em te explicar todos os vinhos que distribuem. E é deles o exemplar comentado hoje.

Produzido na AOC Minervois, dentro do Languedoc, mais ao sul da França, este vinho já se mostra diferente dos usuais lá da França por um motivo: seu grau alcoólico é um pouco mais elevado (14,5%). Isto se deve em parte ao clima mediterrâneo da região, muito quente no verão e com alguma influência oceânica que auxilia também a alta maturação das uvas. Composto por um corte de uvas Syrah, Grenache e Carignan sem proporções conhecidas. Vamos as impressões.

Na taça o vinho apresentou uma bela cor violácea bem escura com um leve halo granada nas bordas. Lágrimas finas, rápidas e incolores completam o conjunto visual.

No nariz o vinho se mostrou muito elegante e vibrante com aromas de ameixa, mas daquela mais azedinha, com a casca sabe? Juntamente com a fruta era possível sentir muita especiaria, do tipo pimenta e das doces como cravo e canela. Ao fundo ainda era possível sentir um pouco de coco.

Na boca o vinho continuou muito bem, com corpo médio, taninos finos e integrados, confirmou o nariz com a ameixa e as especiarias bem evidentes além de uma ótima acidez que convidava ao próximo gole. Leve lembrança de uma madeira tostada ao final, que era de média persistência.

Enfim, mais uma grande vinho, um ótimo custo x benefício que por volta dos R$ 55,00 , valeu cada centavo!

E que venham os próximos.

Abraços!

1 comment:

  1. A página do Vinho:
    Grande Tradition 2008 AOC Minervois Château du Donjon Languedoc Syrah, Grenache, Carignan: http://vinho-frances-sao-paulo.com.br/vinhos/Vinho/Grande+Tradition+2008

    Obrigada Victor!
    Valeu.

    ReplyDelete