Sunday, June 19, 2011

O que esperar da safra 2011 na América do Sul? Parte II

Neste segundo post da série, trago o report feito a respeito do Chile e sua colheita 2011. Parece que a safra não foi de toda muito fácil não mas podemos esperar uma qualidade alta ao final. Esta parte da reportagem da WineSpectator é assinada por James Molesworth.

Após a colheita, longa e lenta que se estendeu até maio, viticultores chilenos estão ficando cada vez mais otimistas sobre seus vinhos 2.011. Uma safra que amadureceu de forma constante e uniforme durante uma temporada de temperaturas mais amenas na maioria das principais regiões de vitículas do Chile.

"Tivemos uma primavera fria e longa, o verão começou de forma tardia e tivemos alguma chuva ao final dele, mas nada que pudesse me preocupar", disse Sven Bruchfeld, proprietário e enólogo na boutique Agricola La Viña, localizado na extremidade oeste do Vale de Colchagua. O tempo frio levou a uma colheita menor, mais pobre. "Os rendimentos foram abaixo de 22 por cento”.

Pedro Parra, de Clos des Fous disse que foi um ano muito nublado, mas as uvas em boas áreas foram capazes de amadurecer gradualmente. "As variedades de maturação tardia em terroirs ruims vão sofrer", disse ele. "Estou feliz com o fruto das zonas costeiras e as unidades mais próximas aos Andes [ao contrário da média dos vales]”.

Com as temperaturas mais baixas durante a temporada, muitos produtores relataram um grau alcóolico mais baixo também. "Nós estamos vendo Sauvignon Blanc maduro aos 11 ou 11.5 [grau potencial de álcool], em oposição aos 12 ou 12,5 usuais", disse Adolfo Hurtado, enólogo da Viña Cono Sur, um top produtor de Pinot Noir localizado no Vale de Casablanca. "O grau de maturação está lá, por isso estamos confiantes na qualidade. Gostamos dos aromas edo frescor que estamos vendo nos vinhos ".


Apesar da temporada mais fresca, as uvas vieram saudáveis e limpas, graças aos rendimentos mais baixos, que produziram uvas com boa concentração, cor e acidez fresca. "A safra de 2011 foi um pouco estranha, mas não tão diferente da de 2010", disse Aurelio Montes, fundador e produtor-chefe da Viña Montes, um dos maiores produtores do país. "Em geral, o pH está mais baixo e os níveis de álcool estão em melhor equilíbrio".


"Com o frescor, obviamente, 2011 será um ano elegante", disse Patrick Valette, enólogo da Viña Neyen de Apalta.


Mas esta pequena queda na safra 2011 provavelmente tenha algum efeito econômico sobre a indústria. Após o terremoto em fevereiro de 2010 que destruiu 125 milhões de litros de vinhos e, em seguida, esta pequena queda em 2011, pequenos produtores já adimitem que a pressão de preços para as uvas já está em ascensão.


"Estas vinícolas que estão vendendo a preços muito baixos terão problemas com fluxo de caixa", disse Montes. "Se você adicionar a fraqueza do dólar, o aumento nos custos de energia e trabalho, o meu sentimento é que os preços do vinho chileno terá que aumentar".


"Com a expansão da economia chilena no lado mineiro, houve uma escassez de trabalho [para as vinícolas]. Assim, a logística da colheita foi mais difícil do que no passado ", disse Ed Flaherty, enólogo da Viña Tarapacá, localizada no Vale do Maipo.


É difícil ser demasiado pessimista com bons frutos colhidos. "No geral, 2011 é uma safra de boa para excelente, dependendo da variedade", disse Flaherty.

No comments:

Post a Comment