Saturday, February 11, 2012

Da onde vem a palavra "sommelier" ?

Mais um capítulo da série sobre curiosidades do mundo vinícola. Hoje, iremos desvendar (ou não) a origem da palavra sommelier, que todos nós enófilos e envolvidos neste universo estamos sempre em contato. Matéria original retirada do site da revista WineSpectator.

Da onde é que a palavra "sommelier" vem? É a partir da palavra francesa "someil", que significa "dormir"? Afinal, o vinho amadurece e "dorme" na adega. O sommelier deve cuidar dela.

Teoria interessante (e romântica), mas parece que "sommelier" vem da do palavra do francês "saumalier", ou "soumelier", que era alguém que estava encarregado do transporte de suprimentos, ou a cargo de animais de carga. Estas palavras foram, provavelmente, alterações da palavra "somier" ou "sauma" que eram os animais de carga em si.

Tão linda como a primeira versão da etimologia, depois de todas as horas organizando minha adega me levaram a crer que a palavra tem mais sentido quando comparamos a pastoreio de animais do que assistir ao sono de alguém!

E vocês, prezados leitores, tem mais alguma teoria sobre a origem da palavra "sommelier" ? Caso tenham, utilizem o espaço de comentários do blog e deixem as suas!

Até o próximo!

2 comments:

  1. Lí uma vez no livro Tradição, conhecimento e prática dos Vinhos do Danio Braga que em 1700 nos livros de um Duque de Savóia já aparecia a denominação de Somegliere di boca e di corte... já li também sobre os simposiarcas na Grécia antiga...

    Abraço, Daniel Alvarez

    ReplyDelete
  2. Adorei Victor! Obrigada por escrever tantas coisas interessantes e curiosas! É uma delicia acompanhar este blog. Continue assim porque eu ja estou esperando a próxima "materia". Bj

    Dina Barnes

    ReplyDelete