Monday, May 28, 2012

Duckhorn Vineyards Merlot 2008

Cada vez mais eu fico impressionado que, além de estar em contato com ótimos vinhos nos últimos tempos, a situação, o momento e a companhia podem fazer com que a experiência seja ainda melhor. E foi exatamente o que aconteceu com este vinho, alvo do post de hoje. Considerado pela crítica como um cult, este vinho foi degustado neste último sábado.


Oriundo da AVA Napa Valey, nos Estados Unidos (muito mais famosa por seus cabernets), este vinho tem em sua composição 86% de Merlot, 9,5% Cabernet Sauvignon, 3,5% de Petit Verdot e 1% de Cabernet Franc e passa 16 meses em barricas 100% francesas de primeiro e segundo usos, fazendo com que o vinho tenha toda uma complexidade aromática e gustativa. Tem graduação alcoólica de 14,5%. Vamos as impressões.

Na taça uma bonita cor rubi violáceo de grande intensidade e algum brilho, lágrimas mais espessas, separadas e bem coloridas criavam um mosaico quase intransponível.

No nariz o vinho começou a se mostrar, e era meio mutante. Explico, constantemente os aromas variavam entre frutos vermelhos, mentolado, chocolate, leve floral , pó de café e algo de alcaçuz. A primeira impressão é bem fragrante, ficando mais elegante com o tempo. O álcool espeta um pouco com o tempo, mas vai arrefecendo conforme o tempo vai passando.

Na boca o vinho é encorpado, tem boa acidez e taninos bem vivos e ligeiramente rascantes, mas integrados com o restante dos elementos do vinho. Retrogosto frutado e lembrando café. Final de média pra longa duração.

Vale ressaltar que este é mais um excelente vinho que veio na seleção bimestral da Smartbuy Wines e que, mesmo com seu preço elevado, vale a expectativa.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment