Wednesday, May 2, 2012

Marchese Antinori Chianti Classico Reserva 2006

De vez em quando temos que nos dar ao direito de provar vinhos um pouco mais legais, certo? Este por exemplo foi provado com uma pizza especial da 1900 num sábado desses , em conjunção com um clima frio e agradável, que criou condições típicas para que a harmonização fosse perfeita.

A Marchesi Antinori é uma das gigantes italianas, famosa por seus vinhos IGT Toscanos e entre eles podemos citar o Tignanello, só pra mostrar a força deles. Entre todas estas preciosidades é que nasce o Chianti Classico Riserva, segundo eles somente produzido em anos de colheitas excepcionais e que possui em sua composição 90% de uvas Sangiovese proveninentes de vinhedos espalhados entre Tignanello, Badia a Passignano, and Pèppoli, na comuna de Mercatale Val di Pesa que são complementadas com outros 10% de Cabernet Sauvignon e alguma outras uvas tintas, dependendo de cada colheita, todas plantadas na região de Chianti Clássico. Além disso, os vinhos são fermentados separadamente, completando a fermentação malolática em barricas de segundo e terceiro uso, permanecendo ainda por 14 meses em barricas para envelhecimento. O vinho finaliza sua vida na adega em mais 12 meses de envelhecimento em garrafa antes de ser liberado ao mercado. Vamos as impressões.


Na taça uma bonita cor rubi de média intensidade, brilhante e com lágrimas finas, rápidas e quase sem cor. 

No nariz é um vinho muito frutado, remetendo a cerejas e morangos, além de exibir notas de café com leite e algo levemente herbáceo ao fundo. Tudo muito elegante e integrado entre si.

Na boca um vinho encorpado, de boa acidez e com taninos macios, suaves e bem redondos. Confirma o frutado e o café do nariz num final de longa duração.

Sem dúvida um excelente vinho, que vale o quanto custa e que com certeza degustaria mais vezes.


Até o próximo!

2 comments:

  1. Xará,
    Comprei esse vinho na semana passada, a preço inferior ao da importadora, R$ 85,50. Acho que fiz uma boa compra. Vc acha q devo abrir logo ou guardar mais um pouco?
    Valeu!

    ReplyDelete
  2. Fala xará!

    Então, eu também acho que você fez uma boa compra. Eu creio que o vinho esteja em seu ápice, e creio que você deva abri-lo sim. Não sei se terá muita vantagem em deixa-lo envelhecer mais, podendo perder este momento muito bom.

    Obrigado pela audiência!

    Sds.

    ReplyDelete