Wednesday, September 12, 2012

Chaski Petit Verdot 2008

Com mais um final de semana recheado de emoções, reinícios e descobertas, cheguei a conclusão de que um vinho bacana precisava ser aberto para acompanhar o almocinho de domingo. Digo isso pois além de domingo ser o dia em que sempre temos uma comidinha delicinha em casa, esta semana contamos com visitas de pessoas especiais e importantes em minha vida e nem hesitei em escolher a dedo mais um vinho na adega. E desta vez a escolha veio do Chile, vindo de minha viagem pra lá em Abril deste ano, quando pude visitar a vinícola Pérez Cruz (relembrem aqui). Sendo assim, não irei me ater muito a discutir sobre a vinícola mais uma vez, indo direto ao vinho propriamente dito.


Este vinho apesar de ser considerado um varietal Petit Verdot (por legislação), existe uma pequena adição de Carmenére, que na safra de 2009 foi algo em torno de 9% (não achei informação da quantidade adicionada na safra 2008, degustada). É um vinho que pode ser considerado intermediário dentre as linhas da vinícola, passando por envelhecimento em barricas francesas e americanas. Vamos as impressões.

Na taça uma cor rubi violácea de grande intensidade, brilho e transparência moderadas mas bem bonita. Lágrimas finas, rápidas, bem coloridas e em grande quantidade ajudam a tingir as paredes da taça.

No nariz o vinho abriu com aromas de frutas escuras, notas mentoladas, chocolate, especiarias e uma toque animal que não consegui identificar ao certo o que seria. Um vinho que apresentou boa complexidade aromática.

Na boca o vinho se mostrou encorpado, com boa acidez e taninos finos, redondos e devidamente integrados ao restante dos elementos do vinho. O retrogosto trazia a tona muita fruta escura e chocolate com menta. Um final de longa duração nos brindava com a lembrança do vinho.

Eu sou suspeito pois gosto dos vinhos da Pérez Cruz, e acho que este aqui já está num nivel acima dos demais falados até hoje por aqui. Valeu a visita e a compra lá na vinícola! E além disso, foi bem com a lasanha e a carne assada feita no final de semana!! 

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment