Wednesday, September 5, 2012

Foppiano Vineyards Estate Bottled Pinot Noir 2009

Ocasiões especiais merecem sempre vinhos especiais, não é mesmo? O cenário era muito favorável: friozinho, serra, lua cheia, lareira, boa companhia, enfim muitos aliados para a ocasião. E foi assim que, para celebrar o início de um novo relacionamento, a companhia da pessoa que se gosta, enfim, para brindar a nossa felicidade, este foi o vinho escolhido. E acredito que a escolha não poderia ter sido melhor.


Este vinho é proveniente do Russian River Valley, AVA até certo ponto recente dos EUA, e responsável por um novo hype quando falamos desta uva nos EUA, localizada mais precisamente no condado de Sonoma. A Foppiano Vineyards é uma vinícola cuja propriedade está na mesma família a um século e quem cuida deste vinho já faz parte da quinta geração da mesma, o que segundo os produtores faz com que a mesma qualidade de frutas tenha sido plantada e colhida ao longo deste anos. Segundo a critica especializada, a colheita de 2009 foi uma das melhores já vistas na região. A colheita das uvas deste vinho especificamente foi feita a noite para se fazer valer das temperaturas mais amenas e ainda para evitar a oxidação das uvas. Depois da fermentação o vinho passa por 14 meses em barricas novas e usadas de carvalho francês. Vamos as impressões sobre o vinho. 

Na taça uma linda cor rubi, bastante brilhante e transparente, fazendo lembrar todas características dos vinhos mais típicos da casta. Lágrimas finas, rápidas e incolores complementavam o aspecto visual.

No nariz aromas de frutas vermelhas abundavam, seguidos de leves toques de baunilha e flores. Todos devidamente em seu lugar, sem sobreposições e/ou agressividade, mais uma vez trazendo a tona a leveza e a característica suavidade atribuída aos vinhos feitos com a uva Pinot Noir.

Na boca um corpo médio, acidez na medida e taninos finos, suaves e bem macios. Retrogosto frutado confirmando o nariz num final de média para loga duração. 

Mesmo não sendo um expert em Pinot Noir, esse vinho me chamou muito a atenção por aliar este estilo novo mundista de vinho com a austeridade própria dos vinhos considerados mais velha guarda. Além disso foi delicioso em acompanhar uma refeição composta por truta ao molho de alcaparras e massa ao molho carbonara. E como não ressaltar que foi um excelente parceiro na celebração da felicidade, ah e como foi! Eu recomendo! E que venham muitas outras celebrações!

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment