Friday, May 3, 2013

Trivento Tribu Malbec 2011

Enquanto eu não consigo um tempo pra organizar as dicas e experiências italianas para o blog, vou brindar meus queridíssimos leitores com um post sobre um vinho que considero um dos grandes custos benefícios disponíveis em nosso mercado, e que pode ser apreciado por iniciantes e pessoas mais "experientes" no mundo do vinho de forma descompromissada, acompanhando uma refeição do dia a dia e por ai vai.


A vinícola Trivento é um braço da gigante Concha Y Toro tendo sido fundada em meados dos anos 90, produzindo uma vasta gama de vinhos de marca própria. Com uma rápida extensão, a marca logo se tornou uma das grandes exportadoras de vinho argentino para o mundo, marcando também o mercado brasileiro. O vinho em questão é feito com uvas 100% Malbec colhidas em Tupungato, em Mendoza, não passando por envelhecimento em barricas ou na garrafa. Por ter este aspecto jovem, convêm consumi-lo em no máximo 2 anos. Vamos as impressões.

Na taça uma bonita cor violácea de média intensidade, com ligeira transparência e brilho. Lágrimas finas, rápidas e praticamente incolores completam o aspecto visual.

No nariz o vinho mostrou aromas de frutas vermelhas e especiarias. Simples e direto.

Na boca o vinho apresentou corpo médio, boa acidez e taninos finos e redondos. Retrogosto confirma o olfato e o vinho tem um final de curta para média duração.

Conforme dito no início do texto, um bom vinho e que se torna melhor ainda quando vemos seu preço no mercado nacional. Foi um presente de minha querida mãe, e por isso se torna ainda mais especial. Foi apreciado num dia desses qualquer em conjunto com minha esposa, acompanhando bife a milanesa e batata assada.

Até o próximo!

13 comments:

  1. Massa!

    Já me bati com esse vinho algumas vezes, mas tive certo preconceito.

    Vou dar uma chance num almocinho de domingo que tenha carne, qualquer dia desses!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Alexandre,

      Acho que vc não irá se arrepender.

      Obrigado por passar por aqui e deixar o comentário.

      Sds.

      Victor

      Delete
  2. vinho horrivel, não harmoniza com nada é uma vergonha um viho desse carregar o nome da uva malbec.

    ReplyDelete
  3. quer um vinho malbec? experimente o Viu Manent VIBO 2008, ou o Goulart Grand Vin Malbec Single Vineyard 2008

    ReplyDelete
    Replies
    1. Prezado Franklin,

      Obrigado pela visita e por deixar seu comentário.

      Embora respeite sua opinião, discordo dela. Como disse no post é um vinho descompromissado e pode servir de ponte para as pessoas que ainda tendem a procurar vinhos "suaves" e "docinhos" para o mundo do vinho fino. Não é para esperar grandes harmonizações nem complexidade. De qualquer maneira, viva a democracia e brindemos a vida.

      Abraços,

      Delete
  4. Excelente vinho. Assino embaixo.

    ReplyDelete
  5. Ontem, umm amigo trouxe uma garrafa de TRIBUS MALBEC, para degustarmos enquanto jogávamos umas partidas de snooker. O vinho está aprovadíssimo. Meio encorpado, aroma delicioso de frutas vermelhas. OBS: BOM PREÇO.
    Beto-MA

    ReplyDelete
    Replies
    1. Beto,

      Que bom que gostou e concordou com a postagem.

      Continue conosco.

      Abraço!

      Delete
  6. Vou comprar uma garrafa agora, embora gosto muito do Alamos Malbec, vou dar uma chance pro Trubus e volto aqui

    ReplyDelete
  7. Adoro esta marca, ganhei uma vez da minha irmã CHARDONNAY, e daí já tomei CABERNET SAUVIGNON e SYRAH (particularmente foi o que mais gostei), agora vou provar o Malbec tb! Valeu a dica!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Prezada Ariane, fico contente que tenha gostado da dica. Continue conosco que sempre que possível trarei mais dicas legais.

      Beijo

      Delete
  8. Vou experimenta-lo agora!!!! E contarei o que achei!

    ReplyDelete