Wednesday, January 15, 2014

Sorvete de Vinho do Porto: faça você o seu também!

Faz algum tempo eu postei por aqui um artigo sobre uma sorveteria americana que havia criado sorvetes com sabores baseados em vinhos (relembrem aqui) e também acabei lamentando, na oportunidade, que estes sorvetes dificilmente estariam disponíveis por aqui, pelo menos em um futuro próximo. Pois não é que dia desses, com mais sessões de sauna gratuitas cortesia do "Pedrão" lá de cima, que minha esposa encontrou uma receita de sorvete de vinho que pode ser feita em casa? Esta, cortesia da Nestlé. Nas linhas abaixo reproduzo a receita e só digo uma coisa: que delícia!

Primeiro, os ingredientes: uma xícara de chá de açúcar refinado; uma xícara de chá de água; meia xícara de chá de vinho do porto;uma lata de creme de leite e por fim, meia xícara de chá de amêndoas laminadas e torradas.

Depois, modo de preparo: o primeiro passo da receita é colocar o açúcar em uma panela, levar ao fogo e deixar caramelizar. Depois junte a xícara de água e deixe em fogo baixo até que você consiga derreter os torrões de caramelo. Retire do fogo, deixe esfriar e junte a meia xícara de chá de vinho e o creme de leite. Misture bem e leve ao freezer por 4 horas. Passado este período, retire o sorvete do freezer e mexa com uma colher. Finalmente, volte o sorvete ao freezer e o deixe lá por pelo menos 12 horas. Na hora de servir, despeje a quantidade desejada das lâminas de amêndoas sobre o sorvete.

Como dica eu deixe somente duas: façam o sorvete pois não irão se arrepender e escolham bem o vinho, que, obviamente não precisa ser um LBV ou Porto Vintage, precisa ser um vinho que você tomaria em qualquer outra circunstância. 

Ficou alguma dúvida? Sugiro acessarem a página oficial da Nestlé e ver a receita original. Eu recomendo, é sucesso total!

Até o próximo!

Ps.: Os gordinhos foram com tanta sede ao pote que esqueceram de fotografar a "obra de arte". Peço desculpas aos leitores.

2 comments:

  1. Delícia, Victor! Farei esse sorvete em breve!!!
    Beijo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Evelyn, faça mesmo o sorvete e depois me conte o que achou!
      Beijos

      Delete