Thursday, April 3, 2014

Guia do Vinho Brasil às Cegas 2014

Caro leitor, você consumidor costumas de vinho, se imagine na seguinte situação: estais sempre em busca de referenciais para sua compra e as sistemáticas de pontuação dos críticos famosos sempre aparecem quando procuramos por tais referências, certo? E todos sabemos que tais referências, podendo ou não estarem agrupados em um livro, por exemplo, normalmente vem de um autor-degustador ou equivalente. Agora imagine se você pudesse ter um livro onde os avaliadores foram convidados a participar das degustações sem nenhum tipo de informação prévia. Era só receber uma ligação e lá estavam os degustadores a avaliar uma média de 25 vinhos por sessão. Além disso, o grupo de degustadores raramente se repetia. E que ao final, mais de 800 vinhos disponíveis no mercado estavam avaliados, vinhos para todos os gostos e bolsos. Pois bem, é disso que eu estou falando, bebê!


Este livro, lançado a pouco no mercado tem os dedos de Beto Duarte (wine blogger e jornalista), Cristiano Orlandi (wine blogger) e Mauricio Tagliari (wine blogger entre outras muitas atribuições). E é o pioneiro de sua "espécie", ao menos lançado no nosso mercado. A sistemática de avaliação leva em conta o sistema da OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho) de 100 pontos como nota máxima para cada vinho. Dentre os avaliadores do guia temos jornalistas, wine bloggers, sommeliers, lojistas e afins. E é claro, sinto me honrado e muito feliz de ter feito parte de um número destas degustações e ter contribuído para que mais pessoas possam entrar para o mundo dos vinhos com algum direcionamento, algo que não tive na minha época de iniciação (não que eu seja um expert agora, aliás, longe disso). 

A última informação que obtive é que o livro ainda não se encontra em venda nas editoras e livrarias, mas você pode conseguir um exemplar contatando os autores/editores através do endereço eletrônico: brasilascegas@hotmail.com. Eu, se fosse você, escreveria neste momento. Mais do que recomendado!

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment