Tuesday, June 3, 2014

Driopi Classic Nemea Agiorgitiko 2011: Mais vinho grego por aqui!

O vinho em questão, o Driopi Classic Nemea Agiorgitiko 2011, é produzido pela Tselepos, uma vinícola situada na região do Peloponeso, Arcádia para ser mais preciso, e gerida pela família de mesmo nome. A propriedade foi fundada ao pé do Monte Parnon no final dos anos 80 sendo que hoje conta com mais de 40 hectares de vinhedos próprios e outros tantos de vinhedos de cooperados. A vinha da qual as uvas utilizadas neste vinho, a Agiorgitiko, são colhidas se encontra em uma propriedade de 8,5 hectares e fica na maior região de Koutsi (Nemea, Grécia), a uma altitude de 350 metros. O solo é de argila com declives, proporcionando boa drenagem. A colheita geralmente começa no final de setembro e termina em outubro.

Falando sobre o vinho em questão, é um varietal produzido a partir de uvas 100% Agiorgitiko de vinhas de mais de 40 anos proveniente da micro região de Koutsi dentro da denominação de origem Nemea na costa ocidental Peloponesa. A colheita é toda feita à mão para que as bagas possam ser muito bem escolhidas e a partir daí são vinificadas através da utilização de leveduras selecionadas. Antes de ser engarrafado na propriedade, o Driopi Classic Nemea Agiorgitiko 2011 estagia em barricas de carvalho francês de média tosta durante 10 meses e permanece por mais 5 meses em garrafa adquirindo complexidade antes de ser comercializado. Vamos as impressões.


Na taça o vinho mostrou uma coloração rubi violácea de média intensidade e bom brilho. Lágrimas finas, rápidas, em grande quantidade e ligeiramente coloridas.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutas vermelhas frescas e toques de baunilha. 

Na boca o vinho mostrou corpo médio, boa acidez e taninos finos e macios. Retrogosto confirma o olfato. Final de média duração.

Um vinho interessante, saboroso e que vai bem para bate papos descontraídos com amigos ou com a esposa, com ou sem a companhia de comida. Vale conhecer.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment