Thursday, June 19, 2014

Winebar de lançamentos da Vinícola Salton & Salton Septimum 2009

Em meio a toda a agitação que vivemos no Brasil em virtude da Copa do Mundo, a Vinícola Salton mais uma vez em conjunto com o Winebar, resolveu mostrar mais alguns de seus lançamentos para o ano vigente. Como já sabemos por aqui (mas não custa relembrar), dia de Winebar é sempre mais um dia de degustação de vinhos bacanas, trocar idéias com pessoas diferentes de vários lugares deste Brasil e é claro, aprender mais sobre vinhos, neste caso sobre vinhos brasileiros e sobre a Vinícola Salton. Além dos responsáveis pelo Winebar, Daniel Perches e Alexandre Frias, tivemos por parte da Vinícola Salton o Gregório Salton (enólogo a 8 meses da empresa) e a Daiane e a Tais, do laboratório de controle da empresa.


Falar sobre a Vinícola Salton seria como, desculpem o clichê, chover no molhado. Com seus mais de 100 anos de história, é uma das principais vinícolas do Brasil, sem sombras de dúvidas, e tem uma extensa gama de produtos, dos mais simples aos mais complexos, que atendem a todos os nichos de consumidores. E é com base neste conceito que a família Salton, agora em sua 3a geração a frente do negócio, vem trazendo os resultados até aqui demonstrados. Melhor mesmo falarmos dos vinhos, não concordam? Desta vez os vinhos que seriam provados, todos lançamento da Vinícola Salton, seriam o Espumante Salton Intenso, o vinho tinto Salton Paradoxo Merlot e o vinho top da vinícola, o Salton Septimum.

Infelizmente não consegui degustar todos os vinhos e portanto falarei apenas do vinho que consegui degustar, que foi o Salton Septimun 2009. Do contra rótulo do vinho: "Há mais de um século, sete irmãos consolidaram as raízes da Vinícola Salton. Agora, a mesma sintonia faz do Septimun e suas sete castas um vinho sofisticado e harmonioso". Este vinho é um corte composto de 7 castas: Tannat, Ancelota, Merlot, Cabernet Franc, Teroldego, Cabernet Sauvignon e Marselan. Para aumentar a complexidade, o vinho foi fermentado e estagiou 18 meses em barricas de carvalho. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou uma coloração rubi violácea de grande intensidade, algum brilho e também pouca transparência. Lágrimas finas, rápidas e ligeiramente coloridas também complementavam o aspecto visual.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutas vermelhas e escuras maduras, especiarias, tabaco e tostado.

Na boca o vinho se apresentou encorpado e corpulento, taninos macios e redondos e uma boa acidez. Retrogosto confirma o olfato com uma madeira um pouco acentuada. Final de longa duração.

Salton Septimum 2009 e toda sua estrutura acompanhou bravamente um lombo de porco temperado, assado em forno baixo e extremamente suculento juntamente com batatas cozidas e levemente cítricas com toques de limão siciliano. Que delícia!

E assim foi mais um Winebar com parceria da Vinícola Salton. Grandes vinhos (que provei e ainda irei provar), boas notícias da vitivinicultura nacional e claro, muito aprendizado com a galera que sempre está presente. Honrados por estarmos dentro deste seleto grupo que participa destas degustações, deixamos os agradecimentos aos organizadores e a própria Vinícola Salton e nos despedimos por aqui.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment