Tuesday, December 9, 2014

Restaurante Carlota & Hardy's Stamp Chardonnay Semillon 2013

Em um simpático sobrado nas imediações de Higienópolis se encontra o restaurante Carlota, sob a batuta da chef gaúcha Cala Pernambuco. O logo do lugar, estilizado, remete a requinte e a tradição, e já deixa uma boa impressão, assim como uma espécie de "varanda" que serve para espera em dias mais concorridos. Assim que adentramos o restaurante ficamos também encantados: o pé direito é bem alto e o restaurante é de tijolinhos pintados de branco com toda a decoração garimpada pela própria chef, dando um toque autoral e acolhedor. O cardápio tem como base a culinária brasileira mas com múltiplas influências internacionais, afinal a chef é antenada e gosta muito de viajar e buscar novas inspirações para a sua cozinha. A carta de vinhos é bem generosa e conta com alguns rótulos bem conhecidos e outros que os complementam. Os preços não são assim tão em conta, mas o resultado destas combinações não poderia ser melhor.

 
Eu que havia prometido a minha esposa que iríamos conhecer o Carlota desde a ocasião de seu aniversário, em Maio último, vi neste final de semana a janela de oportunidade que precisava. Sempre fomos muito fãs do programa da Carla Pernambuco na tv, o Brasil no Prato, e suas receitas, apesar de mais requintadas, sempre nos chamaram atenção. Juntamos então a fome com a vontade comer.


Pensando em ter a experiência mais completa possível, começamos a refeição pedindo o vinho (sobre o qual falarei mais adiante) e o couvert que por si só já mostrava que havíamos feito uma boa escolha. O couvert era composto de uma cesta com pães quentinhos e biscoitos de polvilho deliciosos, acompanhados de manteiga temperada com pimenta e flor de sal e uma foundata de queijo com alecrim que era de lamber os dedos e a panelinha em que veio servida.


Ainda não tínhamos escolhido os pratos principais quando tivemos uma surpresa: a chef Carla Pernambuco em pessoa acabava de entrar no restaurante e, depois de olhares pouco discretos de nossa parte, veio até nossa mesa. Um cordial cumprimento seguido do questionamento sobre o que havíamos escolhido. Sabendo que ainda não estávamos decididos ela deu a sugestão: Pargo grelhado, tapenade de alcachofras e risoto 7 grãos de pecãs e damascos. Este era um dos pratos que compunha uma lista especial do menu intitulada favoritos. O prato estava delicioso e a leve doçura do risoto aliada a mudança de textura do arroz integral davam uma boa sustentação ao peixe, grelhado na medida. Já minha esposa optou por um prato a base de carne, o Filet mignon com crosta de parmesão, molho blue cheese e gateau de batata. O medalhão estava no ponto ideal, ainda rosa por dentro e a batata ficou deliciosa na companhia do alho poró e do alho.


O vinho escolhido para acompanhar a refeição foi o Australiano Hardy's Stamp Chardonnay Semillon 2013. A Hardy's é uma vinícola que está no ramo a mais de 160 anos e conta agora com a quinta geração da família no comando. Possuem vinhedos espalhados pela Austrália e suas principais regiões, como por exemplo os Vales de McLaren e Clare. Sobre o vinho pouca informação está disponível, a não ser que é um corte de duas uvas, como o próprio nome já diz e que tem alguma passagem por madeira. O vinho apresentou uma coloração amarelo palha com alguns reflexos verdeais. No nariz o vinho mostrou aromas de frutas cítricas, algo de frutas tropicais com notas florais e mel. Na boca um vinho de corpo médio, boa acidez e um saboroso e longo final. Um bom vinho, com um blend um pouco fora do comum. Aprovado.


Para fechar o almoço com chave de ouro era preciso enfiar de vez o pé na jaca e curtir uma boa sobremesa. Depois de muito pensar, xeretar as mesas vizinhas e ouvir alguns sopros sobre um tal petit gateau, tínhamos o veredicto: Petit gateau de doce de leite com sorvete de banana. Uma delícia, bolinho no ponto com recheio cremoso e o sorvete extremamente saboroso. Aprovado com louvor.

Era enfim hora de partirmos, satisfeitos e felizes pois a refeição tinha sido tudo que esperávamos. Recomendo que conheçam o restaurante, ideal para encontros românticos. Eu recomendo.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment