Friday, March 6, 2015

Intipalka Valle do Sol Malbec 2013: Mais vinho do Peru!

Nos últimos tempos andei provando vários vinhos do Peru, sim do Peru vejam só, e estou cada vez mais convicto de que, quando se trabalha com afinco e com dedicação, o resultado é sempre satisfatório. Vejam, antes que venham me achincalhar dizendo que eu não sei do que estou falando, não estou aqui a comparar os vinhos Peruanos com nenhum outro do mundo, estou apenas constatando que podemos ter opções de vinhos fora do usual (Argentina e Chile) para o nosso dia a dia. E hoje foi a vez do Intipalka Valle do Sol Malbec 2013.


Um dos maiores produtores de Pisco (bebida destilada a base de uvas) do mundo, o Peru também começa agora a figurar entre os países produtores de vinho, ainda que em uma menor escala. E um produtor que tem apostado e alto neste mercado, e claro, coincidentemente é o produtor do vinho de hoje, Santiago Queirolo, nas cercanias de Lima, no Peru. Sua fundação se deu em 1880, com a fabricação de Pisco e de vinhos coloniais (ou de garrafão) feitos a base de uvas de mesa. Entre mudanças da localização dos vinhedos à modernização da bodega, a terceira geração da família assume o controle da vinícola e o grande salto qualitativo acontece. E esta modernização inclui a aquisição e plantio de vinhas na região do do Vale do Ica, região mais ao sul de Lima, da onde vem as uvas Malbec que compõe o vinho de hoje. Por ser da linha de vinhos jovens varietais, não passar por envelhecimento em barricas. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou uma bonita coloração violácea de média intensidade, bom brilho e limpidez. Lágrimas finas, rápidas, em boa quantidade e com alguma cor também compunham o aspecto visual.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos escuros, chocolate e leve toque terroso.

Na boca o vinho mostrou-se de corpo médio, boa acidez e taninos macios. Retrogosto confirma o olfato e o final era de média duração.

Um bom vinho no quesito custo benefício, que pode compor refeições mais simples e ser um curinga para o dia a dia. Recebi mais esse bom vinho do Winelands Clube do Vinho, o Clube que eu assino e recomendo.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment