Thursday, May 21, 2015

Beni di Batasilo Barbera D'Asti 2012: A vez da Itália na taça

Hoje é dia de um clássico por aqui. Um vinho amplamente encontrado no mercado nacional e que, como um autêntico representante italiano, tem suas características e qualidades bem desenhadas para um vinho do dia a dia. E é produzido por uma gigante do mundo vitivinícola. Pois bem, falaremos hoje do Beni di Batasilo Barbera D'Asti 2012.


O vinho é produzido pela gigante Beni di Batasiolo, que possui vinhedos em todas regiões localizadas dentro da premiada área vitícola de Barolo: Batasiolo, Morino, Cerequio e Brunate em La Morra; Boscareto e a histórica Briccolina em Serralunga d'Alba; Bricco di Vergne e Zonchetta em Barolo; Tantesi e Bussia Bofani em Monforte d'Alba. No antigo dialeto local a palavra "beni" significa uma propriedade, e é essa idéia do vínculo indissolúvel existente entre o agricultor e a sua vinha, que é encapsulado no nome "Beni di Batasiolo". Produz todos os vinhos mais famosos cultivados nesta região, incluindo Barolo, Barbaresco, Barbera d'Alba Sovrana e Dolcetto d'Alba Bricco di Vergne, bem como grandes brancos como Moscato d'Asti Bosc dla Rei, Langhe Chardonnay Morino e Gavi del Comune di Gavi.

Sobre o Beni di Batasilo Barbera D'Asti 2012 podemos acrescentar que é um vinho feito com uvas 100% da DOCG Barbera D'Asti, que após fermentado em tanques de inox por entre 10 a 12 dias, por lá permanece até a fermentação malolática acontecer e posteriormente até ser engarrafado. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou uma coloração rubi violácea de média intensidade com tendências granada. Lágrimas finas, espassadas e incolores também se faziam notar.

No nariz o vinho era essencialmente composto por aromas de frutos vermelhos silvestres, algo de canela e toques terrosos.

Na boca o vinho tinha corpo de leve para médio, acidez gulosa e que fazia salivar de forma constante além de taninos fininhos e delicados. Retrogosto confirma o olfato e o final era de média duração.

Um bom vinho para o dia a dia, bom companheiro de comida (como a maioria dos vinhos italianos o são) e que caiu super bem com uma massa ao molho bolonhesa. Foi comprado no Pão de Açúcar por R$ 49,99 e por este valor achei uma boa compra.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment