Wednesday, May 20, 2015

Spettacolo Syrah 2012: Um espetáculo de vinho brasilerio!

Começo pedindo perdão pelo trocadilho infame, como vocês já devem me acompanhar a um tempo, meu forte realmente não é rimar ou criar títulos dos mais chamativos. Mas, o que está feito, está feito. Segue o jogo. Hoje iremos falar de um vinho brasileiro que surpreendeu muita gente, inclusive numa degustação as cegas que elegeu os 5 melhores vinhos do Encontro de Vinhos de São Paulo. Estou falando do Spettacolo Syrah 2012.


O vinho é produzido pela LPG Wines, que fruto do amor pelo vinho, foi fundada por três amigos, um renomado Enólogo Português e dois brasileiros, outro Enólogo e um Engenheiro Agrônomo. O trabalho iniciou em 2008, com a implantação do projeto de Agricultura de Precisão e Segmentação de Colheita com alguns produtores parceiros na região de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. O projeto de produção utiliza o mesmo sistema adotado em mais de 15 países do velho mundo, tendo como foco a melhoria da qualidade da uva para a produção de um bom vinho. São produções únicas e exclusivas com a baixa tiragem por hectare.

Sobre o Spettacolo Syrah 2012, podemos ainda acrescentar que é um varietal 100% Syrah cuja colheita das uvas foi efetuada de forma manual com cuidadosa seleção dos grãos, estagiou em barricas de carvalho americano com tampas de acácia por 24 meses e mais um ano em garrafa antes de ser liberado ao comércio. Vamos as impressões?

Na taça o vinho mostrou uma coloração violácea de grande intensidade com bom brilho e boa limpidez. Lágrimas finas, rápidas, em grande quantidade e coloridas também se faziam notar.

No nariz o vinho mostrou aromas de frutos vermelhos bem maduros, especiarias (pimenta se sobressai), toques de chocolate e tostado. 

Na boca o vinho se mostrou encorpado, com boa acidez e taninos presentes e marcados, mas de boa qualidade. Retrogosto confirma o olfato e o final era longo e saboroso.

Um belo vinho brasileiro, que como eu já disse e volto a repetir, tem mostrado que a qualidade dos vinhos tintos nacionais tem crescido de maneira muito interessante. Vale a prova, eu recomendo. Deve aguentar alguns pratos mais elaborados e mais gordos. Mais um vinho do clube de vinhos da Winelands, o clube que eu assino e recomendo.

Até a próxima!

No comments:

Post a Comment