Thursday, February 11, 2016

Anas Tinto 2014: Mais uma preciosidade vinda do Alentejo

A Herdade do Sobroso, produtora do vinho em questão, nos seus 160 hectares de terras, concilia a produção de vinho com a fruição do espaço e da natureza, utilizando-os enquanto centro de lazer. Situada no região do Alentejo, mais especificamente na Vidigueira, a Herdade do Sobroso está delimitada pela Serra do Mendro ao norte, pelo Guadiana a leste e a sul pela enorme planície que se estende até perder de vista. A Herdade do Sobroso caracteriza-se por apresentar solos franco-argilosos e arenosos apostando na implantação de vinhas de acordo com critérios que visam a produção de uvas com elevada qualidade. No que diz respeito ao clima esta região é conhecida pelos seus Invernos frios, seguidos por Verões longos e quentes. As castas tintas dominantes são Aragonez, Alicante Bouschet, Cabernet Sauvignon, Syrah, Alfrocheiro e Trincadeira, enquanto os vinhos brancos provêm essencialmente das castas Antão Vaz, Arinto e Perrum.


Sobre o Anas Tinto 2014, podemos ainda acrescentar que é um vinho feito a partir das castas alicante Bouschet, Syrah e Aragonez estagiando por cerca de 3 meses em barricas de carvalho americano (uma parcela do vinho somente). Como curiosidade, o vinho tem suas uvas plantadas junto ao Rio Guadiana, onde Anas foi o nome com que batizaram este rio, que significa "dos patos". Daí o nome e a ilustração no rótulo do vinho. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou uma bonita coloração violácea de média para grande intensidade, bom brilho e boa limpidez. Lágrimas finas, rápidas e ligeiramente colorida faziam parte do quadro visual também.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutas vermelhas frescas, flores e ervas.

Na boca o vinho apresentou corpo médio, boa acidez e taninos macios. O retrogosto confirma o olfato e o final era de média duração.

Um bom vinho português para o dia a dia, para se beber despretensiosamente e sem pensar muito a respeito. Sempre chama o próximo gole. Vale a prova.

Em casa harmonizamos o vinho com escondidinho de carne seca com mandioca e olha, vou te dizer que ficou bom pacas.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment