Tuesday, February 16, 2016

Speciale Merlot 2012: Mais do vinho tinto brasileiro!

O vinho é produzido pela LPG Wines, que fruto do amor pelo vinho, foi fundada por três amigos, um renomado enólogo português e dois brasileiros, outro Enólogo e um Engenheiro Agrônomo. O trabalho iniciou em 2008, com a implantação do projeto de Agricultura de Precisão e Segmentação de Colheita com alguns produtores parceiros na região de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. O projeto de produção utiliza o mesmo sistema adotado em mais de 15 países do velho mundo, tendo como foco a melhoria da qualidade da uva para a produção de um bom vinho. São produções únicas e exclusivas com a baixa tiragem por hectare.


O Speciale Merlot 2012, apesar de ser rotulado como varietal, tem uma pequena porcentagem de Alicante Bouschet em sua composição. Curioso ver esta uva de ascendência portuguesa aparecendo por aqui. Além disso, passa por 24 meses em barricas de carvalho americano para amadurecimento. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou coloração rubi violácea de grande intensidade, pouco brilho e alguma limpidez. Ligeiro halo granada indica alguma evolução. Lágrimas finas, rápidas e ligeiramente coloridas também se faziam notar.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos escuros, capuccino, tabaco e toques animais. Ao fundo de taça algo de tostado também se fazia notar.

Na boca o vinho se mostrou de corpo médio, boa acidez e taninos redondos e macios. O retrogosto confirma o olfato e o final era de média para longa duração.

Mais um bom exemplar de vinho tinto nacional, o que reforça a tese que estamos no caminho certo, apesar dos pesares. Eu recomendo a prova. Mais um vinho do clube de vinhos da Winelands, o clube que eu assino e recomendo.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment