Thursday, March 31, 2016

Mastroberardino Aglianico Campania IGT 2009

A Mastroberardino é talvez a vinícola mais conhecida da Campania, no sul da Itália, e foi criada na década de 1750 pelo enólogo Pietro di Mastro Berardino. Pietro foi premiado com o título profissional de "Mastro", como premiação para suas habilidades na produção de vinho de qualidade, uma tradição que tem continuado sem interrupção durante dez gerações e que ainda continua até hoje. Localizada na cidade de Altripalda, na antiga região de Irpinia, esta empresa baseada na família Mastroberardino há muito tempo tem defendido as variedades autóctones da região: Aglianico, Falanghina, Fiano, Piedirosso, Greco e Coda di Volpe. Hoje, a Mastroberardino é universalmente reconhecida como tendo sido o mais importante guardião da herança da vinificação na Campania. Talvez mais conhecida pela cidade de Nápoles do que pelo vinho produzido, a Campania tem alguns vinhos que valem o reconhecimento. Em primeiro lugar, o branco conhecido como Greco di Tufo - uma variedade autóctone, a Greco, produz vinhos brancos secos com um sabor sutil de nozes. O vinho tinto mais conhecido por lá é o Taurasi, feito da uva Aglianico.


Sobre o Mastroberardino Aglianico Campania IGT 2009, podemos ainda acrescentar que é um vinho feito com 100% de uvas Aglianico oriundas de vinhedos do terroir de Irpinia, que possui características únicas influenciadas pelo material vulcânico do Vesúvio. Tais vinhas possuem em média, 15 anos. Tem passagem de 10 meses em barricas de carvalho. Vamos as impressões sobre o vinho?

Na taça o vinho apresentou coloração rubi violácea de média intensidade com bordas tendendo ao granada, algum brilho e limpidez. Lágrimas finas, rápidas e sem cor também se faziam notar.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos vermelhos e escuros, flores e especiarias.

Na boca o vinho era encorpado, com boa acidez e taninos aveludados. O retrogosto confirma o olfato e adiciona um ligeiro toque mineral. O final era de longa duração.

Um belíssimo vinho italiano sem qualquer dúvida e que foi muito bem com bisteca suína e couscous marroquino. Eu recomendo a prova!

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment