Wednesday, March 16, 2016

Maurizio B Martino Ripasso Valpolicella Classico Superiore 2010

A família Biscardo, produtora do vinho em questão, têm feito vinhos em sua sede em Soave a mais de 150 anos, e as operações são atualmente lideradas pelos irmãos Maurizio e Martino Biscardo. Famoso por seus espumantes Prosecco e tintos baseados na uva Corvina, eles também estão envolvidos em um projeto fascinante na Puglia. Durante o curso da longa e ilustre carreira de Maurizio, ele prestou consultoria para outras vinícolas bem conhecidas ao redor da Itália e ao fazer isso, ele se deparou com os vinhedos que fornecem as uvas para seus vinhos na Puglia. Ambos os vinhos Pugliese e Veneto são caracterizados por uma drinkability perigosa, pureza aromática e custo benefício excepcional.



Sobre o Maurizio B Martino Ripasso Valpolicella Classico Superiore 2010 podemos ainda acrescentar que é um vinho feito a partir das uvas Corvina, Rondinella e Molinara e que, além disso, foram fermentadas com as cascas e borra restantes da fermentação dos vinhos Amarone. Depois, o vinho passa por maturação em madeira por um ano e posterior amadurecimento de pelo menos seis meses em garrafa antes de ser liberado ao mercado. Vamos finalmente as impressões?

Na taça o vinho apresentou uma bonita coloração rubi violácea de média para grande intensidade, algum brilho e limpidez. Lágrimas ligeiramente mais gordinhas, lentas e coloridas também se faziam notar.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos vermelhos e escuros, frutos secos, chocolate, especiarias, flores e algo de madeira seca.

Na boca o vinho tinha corpo médio para encorpado, boa acidez e taninos macios e suaves. O retrogosto confirmava o olfato e o final era longo e delicioso.

Um belíssimo exemplar deste vinho italiano conhecido como o irmão mais novo do Amarone. Um vinho equilibrado, complexo e harmonioso. Eu recomendo a prova. Adorei.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment