Monday, March 28, 2016

Viña Brava Tempranillo 2014: O famoso BBB espanhol

A Bodegas Torres, produtora do vinho de hoje, foi fundada em 1870 por Jaime Torres, e é uma vinícola histórica, localizada em Pacs, a cerca de 4 km de Vilafranca del Penedès, na Espanha, onde a empresa tem a sua sede. A Bodega Torres é uma vinícola familiar com as mais extensas vinhas na Denominação de Origem de Penedès e a maior da Espanha. A família também comanda a vinícola Miguel Torres Chile, no Vale Central do Chile e nos Estados Unidos (Califórnia), onde em 1986, Marimar Torres fundou o Marimar Estate. Na Espanha, fora da região do Penedès da onde são nativos, possuem também vinhedos póprios em outras DOs, como por exemplo a DO Conca de Barberà, a DO Toro, a DO Jumilla, a DO Ribera del Duero, a DOQ Priorat e mais recentemente na DOC Rioja - nas últimas três áreas com novas adegas ou vinícolas em construção. Da mesma forma, Torres é também o maior produtor de vinhos da Espanha sob a sua própria marca, exportando para mais de 140 países. Atualmente, a Bodega Torres é gerida pela quarta geração da família Torres, sendo Miguel A. Torres o atual presidente.


Sobre o Viña Brava Tempranillo 2014, podemos acrescentar que é um vinho feito 100% com uvas Tempranillo da região da Catalunya e não tem passagem por madeira, somente estabilização em tanques de inox e posterior breve período em garrafa antes de ser liberado ao mercado. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou coloração rubi violácea de média intensidade, bom brilho e limpidez. Lágrimas finas, rápidas e incolores também faziam parte do conjunto visual.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos vermelhos e negros e leve toque especiado.

Na boca o vinho tinha corpo médio, boa acidez e taninos macios. O retrogosto confirma o olfato e o final era de média duração.

Um bom vinho para o dia a dia, vendido a um preço justo na rede de lojas do supermercado Pão de Açúcar. Eu recomendo a prova.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment