Tuesday, November 29, 2016

Juan Gil Silver Label 2014

Desde 1916, quando Juan Gil Jiménez construiu sua vinícola, a Juan Gil Bodegas Familiares, apenas uma idéia clara moveu as seguintes gerações a cargo do mesmo: fazer um bom trabalho e se orgulhar do nome Juan Gil e de sua marca comercial. Juan Gil Guerrero, filho do fundador, em primeiro lugar, e depois seu neto Juan Gil González, melhoraram e consolidaram a vinícola, aplicando técnicas tradicionais que foram transmitidas de pais para filhos. Hoje em dia, a quarta geração, ligando a tradição à revolução tecnológica, é aquela que goza do resultado do trabalho feito pelos antecessores. O reconhecimento internacional da qualidade dos seus vinhos se resume ao nome Juan Gil. Jumilla, onde está localizada a vinícola (Espanha), possui um clima extremo e de forte contraste com verões quentes de sol intenso, longos e frios invernos, uma diferença de 25ºC entre dia e noite, quase total ausência de chuvas, e com um solo seco e pedregoso. Bartolomé Abellán é o enólogo e coordena o resto das divisões técnicas do grupo.


Falando um pouco do Juan Gil Silver Label 2014, podemos acrescentar ainda que é um vinho feito a partir de uvas Monastrell (também conhecido como Mourvédre) provenientes de de vinhas velhas em solos calcários e pedregosos. Após a fermentação, o vinho foi mantido durante 12 meses em barricas de carvalho francês. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou coloração violácea de grande intensidade com bom brilho e boa limpidez. Lágrimas finas, com média velocidade e com alguma cor também se faziam presentes.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos escuros e vermelhos, notas esfumaçadas, de especiarias e também de chocolate.

Na boca o vinho era encorpado, tinha uma boa acidez e taninos macios. O retrogosto confirma o olfato e o final era longo e saboroso.

Um belíssimo vinho espanhol que provamos por aqui, equilibrado, saboroso e que vale o quanto custa. Eu recomendo a prova.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment