Tuesday, November 22, 2016

Salton Intenso Licoroso Chardonnay

Ainda em meados de julho deste ano, tivemos mais um Winebar com lançamentos da Vinícola Salton, em mais uma campanha de sucesso comprovado desta parceria, que na oportunidade contou com 3 vinhos para a degustação. Até aquela data, no entanto, não havíamos tido a chance de provar todos os três vinhos mas, neste final de semana, fechamos a trinca com o Salton Intenso Licoroso Chardonnay. Sobre a Vinícola Salton já cansamos de falar por aqui e por isso irei poupá-los de mais amolação e repetição de histórias ok? Vamos ver o que achamos sobre o vinho então?


O Salton Intenso Licoroso Chardonnay é, como o próprio nome já deixa a entender, um vinho fortificado, ou seja, após o esmagamento e extração dos sucos das uvas Chardonnay, uma fermentação é iniciada e subitamente finalizada com a adição de mais álcool (aguardente vínica) ao mosto. Neste ponto, o vinho é então conservado em barricas de carvalho francês de segundo uso. Após um ano se retira a metade da barrica e se completa com um novo mosto do ano (método de solera). Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou coloração amarelo dourado bem escuro, tendendo quase a um acobreado com bom brilho e boa limpidez. Lágrimas grossas, lentas desciam pelas paredes da taça.

No nariz o vinho apresentou aroma de frutos cítricos e frutos secos, baunilha, pão com manteiga, nozes e mel. 

Na boca o vinho era encorpado mas com uma boa acidez, que contrabalanceava com a doçura residual. O retrogosto confirma o olfato e o final era longo e saboroso.

Um inusitado e delicioso vinho licoroso feito na Serra Gaúcha e que vai agradar em cheio o paladar do brasileiro. Em casa harmonizamos com uma bela torta de limão caseira que minha esposa fez e olha, que delícia de combinação. Eu recomendo a prova.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment