Thursday, February 9, 2017

Pitars Chardonnay 2015

A história da Pitars, produtora do vinho espumante de hoje, é a história de uma família, de seu amor pelo vinho, uma história indissociavelmente ligada à terra e vinhedos que cultivou durante décadas. A vinícola Pitars está localizada em San Martino al Tagliamento, na DOC Friuli Grave. A atual geração de família Pittaro em Friuli, na Itália, chamados de "Pitars", está a frente da empresa hoje, mantendo viva a tradição da família. A filosofia da empresa sempre foi sinônimo de qualidade: viticultura e enologia são pilares de uma unidade percebida por sua excelência. A responsabilidade ambiental, pesquisa e vanguarda tecnológica e o desenvolvimento da área a torna um símbolo de qualidade do Made in Friuli, uma qualidade que se renova a cada colheita.


Falando agora do Pitars Chardonnay 2015, podemos ainda dizer que o vinho é 100% feito com uvas Chardonnay da região da DOC Friuli Grave sem qualquer passagem por madeira, só breve período de afinamento em garrafa. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou coloração amarelo palha com reflexos esverdeados com muito brilho e limpidez. Lágrimas finas, rápidas e em pouca quantidade (sem cor) também se faziam notar.

No nariz o vinho apresentou aromas de abacaxi em calda, amêndoas e toques leves florais.

Na boca o vinho apresentou boa acidez e certa untuosidade, mostrando um corpo médio. O retrogosto confirma o olfato e o final era de média para longa duração.

Mais um bom vinho italiano provado por aqui, um pouco fora do usual eu diria (pelo menos do que temos degustado por aqui) mas que surpreendeu. Vale provar, sozinho ou acompanhado de comidas leves. No nosso caso, um risoto caprese com salmão assado foi a bola da vez. Mais um vinho do clube de vinhos da Winelands, o clube que eu assino e recomendo.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment