Monday, February 20, 2017

Vulcanus Alpha Tempranillo 2014

A Ecomienda de Cervera, produtora do vinho de hoje, está localizada no coração do maciço vulcânico de Calatrava Estate, a uma altitude entre 750 e 850 metros acima do nível do mar, no final da cidade nobre e cultural de Almagro, que faz fronteira com a Serra de Arzollar e a Cañada Real Soriana, entre vales e colinas cobertas de carvalhos e zimbros, alecrim, tomilho, e muito mais. Há a vista do solo preto de origem vulcânica e ocre vermelho (Almagre) que, segundo alguns historiadores, dão a cidade de Almagro seu nome, bem como calcários e áreas rochosas. Tudo isso localizado sob o relógio detalhado do Vulcão Maar de la Hoya de Cervera, declarado Monumento Natural em 1993, e ainda águas de uma das principais correntes do rio Guadiana, o rio Jabalón. A Encomienda de Cervera Estate foi criada em 1758 como resultado da fusão entre Hacienda de Cervera, Cañada de Zentinar, Heredad de Vilena, Hoya de la Cruz e Coto del Marqués de Cervera. Mais tarde, Barranco del Puerco, nativo da Mesa Maestral da Fazenda Calatrava, une a fusão com 1.200 hectares. Naquela época, a propriedade já tinha olivais com duas mil trezentas e setenta e cinco oliveiras, uma prensa de óleo, uma casa de campo e um bosque com cerca de dez mil álamos pretos e brancos. No final do século XIX, havia uma vinha de 22 hectares e uma adega de 200.000 litros.


Sobre o Vulcanus Alpha Tempranillo 2014 em si, podemos ainda acrescentar que é um vinho feito a partir de uvas Tempranillo plantadas em solo de origem vulcânica, com passagem de 3 meses em madeira antes do engarrafamento. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou coloração rubi violácea de média para grande intensidade com bom brilho e limpidez. Lágrimas finas, rápidas e ligeiramente coloridas também se faziam notar.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos escuros, baunilha, especiarias e leve toque de grafite.

Na boca o vinho apresentou corpo médio, excelente acidez e taninos macios e sedosos. O retrogosto confirma o olfato e o final era de longa duração.

Um ótimo vinho espanhol, trazido pela importadora mineira Casa Rio Verde, que também possui um clube de vinhos bem interessante que estou conhecendo e recomendo. Para ter mais informações sobre o vinho acessem: VinhoSite e VinhoClube.

Até o próximo!!

No comments:

Post a Comment