Monday, August 21, 2017

O vinho pode torná-lo mais criativo, segundo nova pesquisa

O vinho tem sido associado a cura, ou redenção, dos males que afligem a sociedade moderna. Pesquisas o colocam como um aliado para o seu coração e reduz o risco de contrair câncer de cólon, por exemplo. Quando você o consome antes da dormir, dizem ajudá-lo a perder peso. Pode até atrasar o aparecimento de doenças como Parkinson e Alzheimer. Mas, embora geralmente pensemos em álcool como prejudicando nosso julgamento, em alguns casos, poderia realmente melhorar nossa capacidade de fazer um trabalho melhor. Na verdade, qualquer bebida alcoólica o fará. Mas não é por isso que você deve se afogar neste exato momento em cinco doses tiros de tequila e, em seguida, tentar fazer um número acrobático, mas isso significa que uma pequena taça de vinho ou uma cerveja pode torná-lo mais criativo.


Um estudo realizado por pesquisadores do Instituto de Psicologia da Universidade de Graz, da Áustria, descobriu que os participantes que haviam consumido uma pequena dose de cerveja obtiveram melhores resultados em um teste de solução criativa de problemas do que os participantes que consumiram uma cerveja não alcoólica e/ou placebo. O pesquisador mostrou aos participantes um conjunto de palavras não relacionadas, que os participantes tiveram que encontrar conexões inesperadas, também chamado de teste de Associações Remotas. Então, basicamente, consumir um pouco de vinho  pode ajudá-lo a encontrar essa solução que não estava vendo antes.

Vale a pena mencionar brevemente que houve outro teste de criatividade onde os participantes que consumiram a cerveja alcoólica não fizeram nada melhor do que aqueles que tinham o placebo. No teste de Pensamento Divergente, onde os participantes tiveram que dar usos criativos para objetos comuns, os dois grupos de participantes obtiveram resultados semelhantes. Então, mesmo nesse caso, o álcool certamente não atrapalhou, mas também não ajudou.

Definitivamente o que não é recomendável seria usar este estudo como uma desculpa para virar uma garrafa de vinho toda vez que você está tentando resolver um problema. Ainda assim, vale a pena saber disso, se algo está realmente te bloqueando, uma taça de vinho pode dar-lhe a pequena vantagem que você precisa para encontrar essa nova idéia que você estava procurando. Ou, pelo menos, quebrar a monotonia.



Matéria original em: http://www.foodandwine.com

No comments:

Post a Comment